É espanhol, tem 49 anos e é o novo selecionador português. Roberto Martínez prepara-se para mais um desafio à frente de uma seleção. Nos últimos seis anos, o espanhol esteve no comando técnico da Bélgica. O técnico deixou o cargo após a eliminação prematura na fase de grupos do último Campeonato do Mundo.

No entanto, foi com Roberto Martínez que a Bélgica chegou às meias-finais do Mundial 2018. A seleção ficou no terceiro lugar, alcançando a melhor classificação de sempre do país, que passou a liderar o ranking da FIFA até março do ano passado.

No último Europeu foi precisamente a Bélgica, com Martínez ao leme, que eliminou Portugal nos oitavos-de-final. Antes disso, o técnico espanhol passou pelo futebol britânico e orientou entre outros clubes o Everton.

A chegada de Martínez acontece após a saída de Fernando Santos, que estava no cargo de selecionador nacional desde setembro de 2014.

A primeira convocatória

Muito se falou e especulou em torno de Cristiano Ronaldo, mas certo é que Roberto Martínez acabou por incluir o capitão da seleção nacional, na sua primeira convocatória ao comando da turma das quinas.

Alvalade lotada na estreia de Roberto Martínez
Roberto Martínez durante o anúncio da sua primeira convocatória, nas vésperas do duplo compromisso da seleção portuguesa com vista à qualificação para o Euro 2024 | © Lusa

Apesar dos 38 anos e dos problemas vividos na fase final do Mundial 2022, Cristiano Ronaldo volta à seleção nacional. CR7 nunca deixou de ser hipótese, já que Roberto Martínez destacou a competitividade e compromisso, mas também a experiência do astro português. E por falar em experiência, Pepe, de 40 anos, continua a fazer parte das escolhas para a equipa das quinas, embora tenha durado pouco tempo. O jogador do FC Porto acabou por ser dispensado da seleção nacional, por motivos de saúde.

A par dos habituais jogadores, desta vez destaque para três novos profissionais que irão trazer a flexibilidade que o comando técnico pretende. Se no mundial do Catar não havia nenhum jogador do Sporting, agora Gonçalo Inácio tem a oportunidade de brilhar com a camisola da equipa das quinas. No entanto, as novidades não ficam por aqui e surge o central Diogo Leite como estreia absoluta. Por fim, Diogo Jota que não esteve presente no mundial devido a lesão, está de volta à seleção nacional.

E para que estes três jogadores entrassem, outros três tiveram de sair. William de Carvalho, Ricardo Horta e André Silva falharam a hipótese de vestir, uma vez mais, a camisola das quinas.

A estreia

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que foram vendidos todos os bilhetes para o jogo desta noite entre Portugal e o Liechtenstein, a contar para a primeira jornada do apuramento para o Euro 2024, que marca a estreia do novo selecionador nacional Roberto Martínez à frente da seleção. Assim sendo, espera-se casa lotada para o primeiro jogo da Seleção das Quinas na caminhada para o Europeu 2024 e a estreia do técnico espanhol à frente da mesma, sendo que a partida vai ser disputada no Estádio de Alvalade, que tem capacidade para 50 mil pessoas.

A seleção portuguesa de futebol está invicta face ao Liechtenstein, que defronta hoje pela oitava vez, e cem por cento vitoriosa em casa, onde venceu os três embates, dois dos quais por goleadas recorde

Portugal somou dois triunfos por 8-0, o primeiro em 1994 e o segundo em 1999, registos que apenas são igualados pelo 8-0 ao Kuwait, em 2003, enquanto o 7-0 em Eschen (no Liechtenstein), em 1995, continua a ser a maior vitória fora da seleção das quinas.

O encontro Portugal-Liechtenstein está agendado para hoje às 19:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e terá arbitragem do norueguês Espen Eskas.

Daqui a três dias (domingo), Portugal joga a segunda ronda do grupo no Luxemburgo. A seleção defrontará também a Islândia, a Eslováquia e a Bósnia-Herzegovina.

FONTE© Lusa