Já não precisamos de esperar muito mais para sabermos de que cor será a festa que terá lugar este sábado. Benfica ou FC Porto, apenas um vai poder conquistar o título de campeão nacional.

As contas são simples e desta vez nem precisamos de recorrer a uma calculadora. O empate a duas bolas entre o Sporting e o Benfica entregou o terceiro lugar ao Sporting de Braga, no entanto, deixou o primeiro e o segundo posto em aberto.

as contas do titulo_1
Aos 18 anos, o ‘miúdo’ João Neves tem sido uma peça fundamental na prestação da equipa encarnada, neste final de época. O número 87 das águias marcou no fim de semana passado o golo que valeu o empate (2-2) frente ao Sporting | © Lusa

Mas, afinal, quais são as hipóteses na última jornada no principal escalão do futebol português?

Pois bem, o Benfica será campeão nacional se ganhar ao Santa Clara; se empatar e o Futebol Clube do Porto mesmo ganhando não anule a diferença de 11 golos; e, claro, se a equipa azul e branca perder no último jogo do campeonato.

Já o Futebol Clube do Porto pode ser bicampeão se ganhar ao Vitória de Guimarães e o Benfica perder e, num cenário com um grau de dificuldade bastante elevada, vencer os vimaranenses por 12-0 e esperar que o Benfica empate o encontro diante da formação açoriana.

as contas do titulo_2
À entrada para a última e decisiva jornada, o avançado do FC Porto Mehdi Taremi lidera a lista de melhores marcadores da I Liga, com 21 golos. Logo atrás surgem dois jogadores do Benfica: Gonçalo Ramos (18) e João Mário (17). A disputa pelo ‘artilheiro’ da competição é outro título que poderá pender para qualquer um dos clubes | © D.R.

Assim, e olhando para tudo o que está decidido, a questão do título é, em matéria relevante de classificação, mesmo o único ponto em aberto a par da luta pelo quinto lugar entre V. Guimarães e Arouca – sendo que ambos estão já apurados para as competições europeias da próxima temporada.

Paços de Ferreira e Santa Clara também estão despromovidos, sendo que o Marítimo vai defrontar o Estrela da Amadora (terceiro classificado da Segunda Liga) no playoff para a Primeira Liga. As subidas da Segunda Liga também já estão fechadas, com Moreirense e Farense a carimbarem o passaporte de acesso à principal competição nacional.

E se a decisão fosse um Benfica-FC Porto?

Parece improvável, mas segundo os regulamentos não é impossível. Para chegarmos a esse ponto, seria preciso que Benfica e FC Porto acabassem empatados. Em tudo, basicamente.

Ora vejamos, para que tal aconteça, teria de se verificar dois resultados: um empate a duas bolas entre Benfica e Santa Clara e uma vitória do FC Porto diante do V. Guimarães… por 11-0. Na classificação, os encarnados lideram com 84 pontos, 79 golos marcados e 20 sofridos, contra 82 pontos, 70 marcados e 22 sofridos dos dragões. Ora esta conjugação de resultados deixaria o FC Porto e Benfica empatados com 85 pontos, 81 golos marcados e 22 sofridos.

Assim, para desempatar as contas, seria jogada uma partida entre as duas equipas em campo neutro para decidir o próximo campeão.

A hora de todas as decisões

Está decidido e oficializado, como costuma ser: a última jornada do campeonato terá as duas equipas envolvidas na luta pelo título a jogarem à mesma hora. O Benfica defrontará, na Luz, o Santa Clara a partir das 18:00, a mesma hora em que o FC Porto começará o jogo contra o Vitória, no Dragão.

As atenções estarão assim centradas nestes dois velhos rivais do futebol português.

Os dados estão lançados e agora só nos resta esperar pelo pontapé de saída que nos dará a conhecer o campeão nacional de futebolda época 2022/2023.

FONTE© Envato