O Banco Central Europeu (BCE) decidiu aumentar as taxas de juro em 75 pontos base.

Assim sendo a taxa de refinanciamento fixa-se nos 1,25% e de depósitos nos 0,75%. A última subida das taxas diretoras em julho foi de 50 pontos base, mas para o economista Jorge Landeiro Vaz já era esperado que, desta vez, o aumento fosse ainda maior de forma a controlar a inflação na zona euro.

“A taxa do BCE situa-se agora nos 1,25%, ou seja, de 0,5% passou para 1,25%. Eu diria que ainda são taxas relativamente baixas. O BCE ainda vai ter duas reuniões do conselho de coordenadores até ao final do ano. É natural que a taxa de juro volte a subir e no final do ano pode situar-se, no máximo, nos 2,5%”, esclareceu.

BCE sobe taxas de juro
Jorge Landeiro Vaz, economista | Record TV Europa

Para o economista apenas o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia pode trazer o tão desejado equilíbrio à política monetária.

“O problema não está no que estamos a viver, mas naquilo que ainda vamos viver. Temos de nos interrogar sobre o que aí vem. Se não procurarmos a paz no mundo, isto vai ser terrível. Com os fenómenos da guerra, da pandemia e da crise económica, que se vão desenvolvendo, podemos estar na presença de fenómenos de hiperinflação que já estão a acontecer”, refere o especialista.

As novas previsões do Banco Central Europeu apontam para um crescimento de 3,1% da economia na zona euro, em 2022, caindo depois para 0,9%, em 2023. Já relativamente a 2024 a previsão aponta para os 1,9%

Quanto ao programa de compra de dívida, o BCE garante que irá continuar a reinvestir na totalidade os montantes que atingem as maturidades no âmbito do programa de compara de ativos (APP) regular por um longo período de tempo e enquanto for necessário para manter condições de ampla liquidez.

No que diz respeito ao programa de compra de emergência pandémica (PEPP), o mesmo planeia reinvestir os principais pagamentos pelo menos até final de 2024. “Em qualquer caso, a futura rotação do portefólio do PEPP será gerida por forma a evitar a interferência com o apropriado posicionamento da política monetária”, refere o BCE e acrescenta: “Os reinvestimentos do portefólio do PEPP estão a ser reinvestidos de forma flexível com vista a equilibrar os riscos relacionados com a pandemia no mecanismo de transmissão da política monetária”.

FONTE© Envato