Oriunda da China, a planta do chá foi trazida para a Europa pelos portugueses. Hoje, e principalmente nos dias frios, é muito apreciada em todo o mundo devido às suas propriedades curativas.
Tradicionalmente associada à cultura britânica, onde ainda vigora o famoso ‘chá das 5’, esta bebida foi importada para a Europa pelos portugueses durante a época dos Descobrimentos.
Sinal de luxo e exotismo, o chá foi introduzido na corte do rei D. Carlos II de Inglaterra pela sua esposa, a portuguesa D. Catarina de Bragança, no século XVII.
Inicialmente elitista, o hábito de beber o resultado das folhas de chá fervidas em água tornou-se popular dado o seu agradável sabor.
A procedência, o solo, o clima, a seleção e a preparação das folhas da planta do chá – camellia sinensis – é que determinam as diferentes variedades existentes. Entretanto, o significado original da palavra ‘chá’ foi alargado e, hoje em dia, engloba todo o tipo de infusões de flores e folhas.
Há muito que a comunidade científica se interessa pelos benefícios do consumo de chá. Atualmente, já são conhecidas as características de cada tipo de chá e qual é o mais indicado para o fim que pretendemos.
No geral, as infusões de plantas têm um efeito calmante, diurético, digestivo ou até preventivo relativamente ao aparecimento de várias doenças.
Chá açoriano conquistou o mundo

Localizada na ilha de São Miguel, nos Açores, a Gorreana é a mais antiga – e atualmente única – fábrica de chá da Europa, tendo iniciado atividade em 1883.
A introdução da cultura no arquipélago remonta a 1820, com o cultivo de sementes provenientes do Brasil.
A fertilidade dos mais de 30 hectares plantados, que geram uma produção próxima das 33 toneladas anuais, é potenciada pelas singulares condições climatéricas da região. O solo argiloso e ácido dá origem a um chá perfumado e de travo agradável, que é valorizado por ser um produto ecológico, sem pesticidas, herbicidas e fungicidas.
A fábrica Gorreana produz três tipos de chá: verde, preto e semifermentado. Exporta parte da sua produção para os EUA, Canadá e Alemanha.
Benefícios terapêuticos do chá
Durante as épocas de maior frio, como a que estamos a viver agora, é natural sentir menos sede e reduzir o consumo de líquidos, especialmente de água. No entanto, é importante mantermo-nos hidratados e um chá quente pode ser a solução para o problema.