Cortado em pequenos pedaços e mesclado com vários outros ingredientes frescos, como fruta, arroz, vegetais e molhos, o pescado ganha uma outra dimensão de sabor e tem conquistado meio mundo.

A palavra poke deriva dos verbos cortar e fatiar, mas hoje aquilo que mais a caracteriza são mesmo as tigelas e potes pequenos em que geralmente a receita é servida.

Muito agradáveis para os dias mais quentes e práticos pelos seus ingredientes cortados, os pokes podem ser consumidos como aperitivos ou até mesmo como pratos principais, dando origem a um almoço ou jantar muito delicioso e nutritivo.

O importante deste prato é mesmo a sua frescura, portanto, a primeira dica para quem está a pensar aderir à receita é a preparação na hora. Como a maioria dos ingredientes também é crua, ou pouco cozinhada, outro ponto importante a ter atenção é a escolha de alimentos de qualidade que vão dar forma ao prato.

Para quem quiser realmente surpreender com esta iguaria, que se tem tornado cada vez mais popular, seguem alguns dos ingredientes-base mais utilizados nos pokes.

1. Salmão

Poke: já aderiu a esta moda alimentar?
© Envato

O poke de salmão é um dos mais queridos. Os ingredientes mais comuns nas combinações são a manga, cebola roxa, arroz japonês e sementes de sésamo.

2. Atum

Poke: já aderiu a esta moda alimentar?
© Envato

O atum é outra opção de peixe para montar seu poke. Pode ser combinado com gengibre, quinoa, abacate e coentros.

3. Frango

Poke: já aderiu a esta moda alimentar?
© Envato

Para quem não é muito fã de peixe, o frango também pode ser a base do poke. Ingredientes perfeitos para essa escolha são o arroz integral, o cream cheese e o molho de soja.

4. Camarão

Poke: já aderiu a esta moda alimentar?
© Envato

Com camarões, os pokes também ficam deliciosos. Pode ainda acrescentar-se cebolinha-verde, polvo e brócolos!

Agora que já sabe fazer um bom poke, aproveite os dias de sol e calor para saborear este delicioso e saudável prato!

FONTE© Envato