Natural do Rio Grande do Sul, Ana Hickmann estreou-se na Record TV há mais de 15 anos. Hoje, continua ligada à moda e é um dos principais rostos da emissora. 

Disse que gostava de voltar a ser mãe. Tem muita vontade de dar um irmão ao Alexandre?
Sim, o desejo de ter outro filho bateu na minha porta e estou muito ansiosa por esse momento. 

Tem preferência pelo sexo do bebé? Já escolheram nomes?
Não, nem temos preferência.

O ‘Hoje em Dia‘ é um dos programas mais antigos da grelha da Record TV. Qual é o segredo desse sucesso?
O grande e maior segredo do sucesso do programa é a amizade. Não digo apenas entre os apresentadores, mas entre direção, equipa e comentadores. Entramos todos os dias, ao vivo, na casa de muitos e temos esse compromisso. Fazemos o ‘Hoje em Dia’ com muito amor e responsabilidade. Amizade e compromisso com a verdade, sempre foi o nosso lema.

Entrevista Ana Hickmann
Renata Alves, Ticiane Pinheiro e Cesar Filho dividem com Ana Hickmann a apresentação do programa de sucesso ‘Hoje em Dia’ | © Record TV Europa

A emissora tem vindo a apostar numa presença multiplataforma. Que vantagens pode ter essa estratégia para um programa como o ‘Hoje em Dia’?
Essa é uma enorme evolução no mundo. Com a multiplataforma, muito mais pessoas conseguem ver o conteúdo do ‘Hoje em Dia’ online, isso em qualquer lugar ou horário. Todo o nosso conteúdo está online. O mundo está globalizado e não podemos ficar fora disso. O ‘Hoje em Dia’ está onde o telespectador estiver!

Depois do êxito na moda e apresentação, estaria disponível para fazer parte do elenco de uma produção teledramatúrgica, como por exemplo uma novela ou uma série?
Sou muito feliz como apresentadora! As artes cénicas não estão nos meus planos, mas já fiz algumas brincadeiras na televisão, como participar numa novela como ‘eu mesma’ e sketches de humor com o elenco da Record TV.

Com as redes sociais há muito mais interação com o público. Como é que lida com isso?
Adoro as redes sociais, gosto de falar com as pessoas e não deixo ninguém cuidar das minhas redes sociais, seja Instagram, Twitter ou Facebook… Tenho dificuldade em responder a todos, mas tento fazê-lo e gosto muito. Acho uma ótima forma de poder entender o que as pessoas têm para dizer do meu trabalho na TV ou na moda. Isso ajuda muito no que fazemos.

Nunca imaginei o enorme reconhecimento que tenho hoje em dia no Brasil e no mundo

Há diferenças entre o fã que se cruza consigo na rua e o que frequenta as suas redes?
Nenhuma diferença! Sempre  tive uma presença transparente com meu público, sendo ele da TV, virtual ou presencial. Como sou a mesma pessoa com todos, vejo-os da mesma forma. Tenho público variado e com isso circulo entre várias idades, géneros e etnias.

No seu canal de YouTube aparece em muitos vídeos com o seu marido a abordar questões da vossa vida a dois, sempre com humor à mistura. É esse registo que atrai as pessoas ou é o facto de a Ana ser uma figura pública?
Entendi que quem me segue se interessa pela minha vida, pelos meus hábitos e costumes. Acredito que isso se deva ao facto de ser uma figura pública que comunica sem filtros, com transparência, mostrando acertos e erros. É claro que adoro inovar no conteúdo, mas nunca abandono os temas mais pedidos.

Recuando no tempo e olhando para como era o seu trabalho quando começou na TV, hoje é muito diferente da Ana Hickmann do início?
Sim, claro! Hoje sou muito mais segura no que faço. Apenas uma coisa não mudou e não vai mudar: o friozinho na barriga antes de entrar em direto. [risos] Esse sentimento é muito importante, respeito sempre muito esse momento para poder dar o meu melhor.

Alguma vez imaginou que alcançaria a carreira e o estatuto que tem hoje na TV?
Nunca imaginei o enorme reconhecimento que tenho hoje em dia no Brasil e no mundo. Comecei a trabalhar muito cedo e sempre soube que o céu não era o limite para mim, sempre busquei mais e o resultado hoje não poderia ser diferente. E ainda não parei, a cada dia quero reinventar-me e oferecer o melhor de mim.