A música entrou na sua vida de uma forma inesperada. Hoje, o caminho do sucesso sorri-lhe, muito por culpa da sua única e inconfundível voz. ‘Gosto de Ti’ já alcançou mais de 14 milhões de visualizações no YouTube. Nininho Vaz Maia tem raízes ciganas e destaca-se pela sua música repleta de emoção, que abraça a tradição e a modernidade.

Estamos num sítio muito especial, o Coliseu de Lisboa, onde recentemente atuaste, perante uma plateia que encheu esta emblemática sala…
É verdade. Este sítio é muito especial. Quando entrei aqui fiquei espantado! É um palco de sonhos. Ainda parece um sonho, mas que se tornou realidade.

Acreditavas se dissessem ao rapaz de dezasseis anos que parou de estudar para ir ajudar os pais, que ia atuar em salas de espetáculo lotadas?
Não, não acreditava. Eram só em sonhos… mas os sonhos são mesmo isso: conseguem-se realizar. 

Estou a realizar os meus sonhos com muito trabalho e dedicação

Foi numa fase menos boa da tua vida que fizeste um vídeo e enviaste para a tua irmã. Acreditas que esse foi o início da tua carreira?
Sem dúvida que foi o início deste grande sonho. Foi essa brincadeira que deu ‘frutos’ e permitiu tudo isto.

Já contas com milhões de visualizações no YouTube. Sentes mais responsabilidade quando produzes novas músicas?
É verdade. Penso sempre no que é que posso alcançar no momento. No entanto, cada vez mais quero pensar menos e trabalhar mais. Acredito que o segredo é fazer música e depois deixá-la nas mãos de outros.

Um dos teus objetivos é conquistares Espanha. Porquê?
Eu quero fazer a minha própria história. Quero ser um artista internacional, evoluir na música e ganhar o respeito do público. E acho que Espanha é uma porta para que tudo isso se torne realidade.

É importante para ti utilizar a influência da cultura cigana nas tuas músicas, para dá-la a conhecer ao público?
Sem dúvida que sim. Quero cada vez mais mostrar o meu estilo musical e como eu cresci em tudo o que posso produzir. Também não sei cantar de outra forma, está na minha veia. [risos]

O que é que podemos esperar daqui para a frente?
Muita música, sem dúvida!

FONTED.R.