Natural de Amarante, no norte de Portugal, o nosso entrevistado surpreende o país e o resto do mundo com o seu timbre vocal. Noble já foi comparado a grandes nomes da música internacional. Atingiu mais de três milhões de visualizações no YouTube com a música ‘Honey’ e conquistou o público com o seu último disco.

Lançaste um novo álbum ‘Secrets’. Tens muitos segredos para contar?
É verdade, há muitos segredos para desvendar. [risos] Este álbum chama-se ‘Secrets’ precisamente porque contém algumas coisas que eu deixei por dizer, mas também outras que gostava de ter ouvido.

A emotividade é uma constante na tua música. O teu primeiro álbum foi feito num momento delicado da tua vida. O segundo foi durante a pandemia mundial em que todos nós estávamos fragilizados. A vulnerabilidade inspira-te a escrever músicas?
É caso para dizer que tenho um tipo. [risos] O primeiro disco foi baseado num problema que tive na altura e o segundo foi inspirado na pandemia e em todos os problemas que temos vivido. Já o meu novo single ‘Secrets’ fala sobre pedir à pessoa com quem estamos num relacionamento para se abrir e confiar em nós. O álbum passa a mensagem de que devemos dar mais de nós às pessoas.

Conquistaste o público português com o teu timbre de voz e, por isso, foste comparado a nomes famosos da música internacional. Como te sentes quando isso acontece?
Já recebi grandes elogios. São artistas de que eu gosto muito e de quem sou fã. Ser comparado ao patamar deles é incrível, não há explicação. O público português, felizmente, recebeu-me sempre muito bem desde o início – e sou mesmo muito grato por isso.

O que sentes quando uma música tua se torna viral?
É fantástico! A primeira música ‘Honey’ entrou muito bem na vida das pessoas. Quando pensámos em lançar a segunda houve sempre um peso de responsabilidade acrescida. No entanto, foi superbom ver a ‘Beautiful’ a ser tão bem recebida de novo e o público a aderir. Deu-nos vontade de continuar a levar música às pessoas, que é a coisa mais importante da minha vida.

És um romântico assumido. No entanto, inspiras-te em artistas mais energéticas, como Bruce Springsteen…
É verdade. Para mim, o ‘boss‘ é o maior de todos os tempos. É um letrista fantástico e um exemplo de performer para todos os artistas. Além disso, é um músico que faz um espetáculo incrível, dá tudo o que tem em cima do palco para proporcionar a melhor experiência possível ao seu público. É isso que eu quero partilhar com as pessoas que me vão ver.

Os teus amigos chamam-te ‘Noble’ ou Pedro?
Os meus amigos chamam-me Fidalgo, na verdade. [risos] É daí que vem o nome ‘Noble’. [N.d.R.: ‘Fidalgo’ traduzido em inglês]

FONTE© D.R.