Ela é um dos nomes mais populares da música brasileira. Fez parte da banda Aviões do Forró e atualmente dedica-se à sua carreira a solo. Solange Almeida tem 35 anos de vida artística e é um sucesso internacional. A cantora já acumula mais de 260 milhões de visualizações no YouTube e continua a esgotar concertos, encantando o público com a sua voz marcante

Como foi o concerto que deu em Lisboa, em abril?
Estive no dia 30 de abril em Portugal e o ‘show’ foi incrível. Foi uma viagem por todos os sucessos que marcaram a minha carreira e, inclusive, pelas músicas que lancei este ano. Cantei êxitos e demos um passeio por alguns ritmos, como o samba e o pagode. Houve Solange Almeida para todos os gostos! [risos]

O que esperava do público nesse regresso aos palcos?
Esperava o melhor do meu público, porque eu também dou sempre o meu melhor. Assim como eu, o meu público estava saudosista. Lembro-me de estar a ‘morrer’ de saudades. Há muitos anos que não atuava em Portugal, então tinha a certeza de que os meus fãs também sentiam o mesmo. O concerto foi um sucesso e ‘matámos’ todas as saudades. [risos]

Tenho a certeza de que ainda tenho muito para oferecer ao público que me ama e que eu amo muito

O que significou para si, enquanto cantora, passar por tantas bandas?
Fiz parte de diversas bandas e cada uma delas foi uma aprendizagem. Cada banda a que pertenci deixou-me um ‘pedacinho’ de sabedoria para que eu conseguisse chegar até onde estou hoje. Graças a isso sou esta Solange Almeida com 47 anos de vida e 35 de carreira.

É muito diferente fazer parte de uma banda em comparação com lançar-se numa carreira a solo?
Sim, é muito diferente. Lançar-me para uma carreira a solo foi um desafio para mim. Tinha uma estrutura e várias pessoas por trás a fazer tudo por mim. Elas escolhiam tudo e eu ficava sempre só com a parte musical, da interpretação da canção. Agora é totalmente diferente. Além de escolher a canção, tenho de interpretá-la e correr atrás para que ela dê certo. Acho que tudo faz parte da vida do artista. Foi isto que eu escolhi para mim. Desde que comecei sozinha, tudo está a dar certo e tenho a certeza que vão continuar a surgir muitas coisas boas. 

Porque é que decidiu lançar-se numa carreira musical sozinha?
Acho que tudo aconteceu por causa da vontade de Deus. Às vezes, os nossos planos não são os planos que Deus tem para a nossa vida. Então, acho que tudo tem o seu tempo. O meu tempo no grupo Aviões do Forró acabou e cada um seguiu um caminho com sucesso. Estou na minha carreira a solo já há cinco anos e, ao longo do tempo, colhi frutos incríveis. A minha grande aposta é este novo trabalho que acabei de lançar, a canção ‘Tudo Passa’, que tem vindo a ‘invadir’ as rádios do Brasil e as plataformas digitais do mundo inteiro. 

A banda Aviões do Forró foi um sucesso no Brasil. A que se deveu esse êxito?
Aviões do Forró foi uma das bandas mais importantes da minha vida. Foi como um filho para mim. Dizem que a mãe cria o seu filho para a vida e depois eles voam. Neste caso fui eu que voei. [risos] Foi uma banda que me deu muita experiência e que me projetou nacional e internacionalmente fizemos turnés tanto na Europa como nos Estados Unidos. Com todos os altos e baixos, percalços, alegrias e conquistas, é uma banda que vai ficar no meu coração o resto da minha vida.

Ser a Solange Almeida a solo é ainda mais especial?
Sim, é diferente e muito especial. Sempre fui uma pessoa que dá muito valor à família… e agora, além de cantar as coisas que eu gosto – não esquecendo o que o público quer ouvir –, direciono a minha vida pessoal como quero. Hoje escolho onde quero cantar, os dias que quero e não quero cantar. Atualmente, tenho uma liberdade muito maior para ser quem sou. Amadureci bastante como pessoa e cantora. Só tenho recebido elogios por causa da minha entrega e grande evolução. Tenho a certeza de que ainda tenho muito para oferecer a esse público inteiro que me ama e que eu amo muito. 

FONTED.R.