A nossa entrevistada é apaixonada pela vida e destaca-se pelo sorriso contagiante e energia positiva. É apresentadora, atriz e ex-modelo. Desde muito nova que vive intensamente o mundo da televisão e está ligada a vários programas de sucesso. Tiacine Pinheiro, 45 anos, é um dos rostos da Record TV e presença assídua nos lares de milhões de telespectadores. 

Pelo que sei a Tiacine vai voltar a Portugal em breve. É verdade?

O primeiro lugar do mundo que eu penso quando quero ir de férias é Portugal. Adoro o país e tenho muita vontade de regressar. Os meus pais vão em abril para terras portuguesas, mas como eu não consegui tirar férias nesse mês, pelo que só conseguirei ir mais tarde. No entanto, voltarei logo que possa a Portugal. Usufruo e divirto-me sempre muito nesse lugar lindo.

Já faz parte da ‘família Record’ há longos anos. De que forma é que a emissora a fez crescer profissionalmente e como era a Ticiane do ‘início’ comparativamente com a de ‘agora’?

O ‘caso’ entre mim e a Record é de amor. Na verdade, comecei aqui como atriz e fazia muitos cursos de teatro, novelas e peças no Rio de Janeiro e em São Paulo. Entretanto, fui convidada para fazer a novela ‘Cidadão Brasileiro’, onde interpretei uma personagem hippie. Enquanto estava na novela fui também convidada a fazer o programa ‘Simple Life: Mudando de Vida’, com a Karina Bacchi, e foi superdivertido! Mais ou menos na mesma altura, dei uma entrevista ao ‘Hoje em Dia’ e disse ao realizador que adorava poder ser repórter lá, porque adorava e vi frequentemente o programa. Ele perguntou o que eu gostaria de fazer e respondi que adorava fazer uma ‘aventura’. Nasceu assim ‘As Aventuras de Ticiane’ e foi muito agradável. Depois, comecei a apresentar o ‘Hoje em Dia’ e fui crescendo dentro do programa. Entretanto, surgiu a oportunidade de apresentar o ‘Programa da Tarde’, também na Record TV, mas estavam à procura de uma mulher morena. Estava de férias e lembro-me de ligar ao realizador e disse-lhe que estava disposta a mudar o meu visual para apresentar o programa. Pintei o cabelo de um tom mais escuro e eles deram-me essa oportunidade. Durante três anos fui apresentadora do ‘Programa da Tarde’, juntamente com o Britto Júnior e a Ana Hickmann. Quando o programa acabou, chamaram-me para apresentar o ‘Hoje em Dia’, onde estou há 11 anos e espero continuar por muitos anos.

A Ticiane e a Ana Hickmann têm uma relação que vai muito para além do facto de apresentarem um programa juntas…

Sim, sem dúvida. Trabalho com a Ana há muitos anos – desde o tempo em que era repórter no ‘Hoje em Dia’. Então, temos uma história e uma amizade muito bonita. Desde o começo que a Ana me deu sempre muita força e me ajudou em tudo. O Cesar Filho também já conheço há muitos anos e temos igualmente uma relação de amizade, pois no início trabalhei com ele numa outra emissora quando eu era ‘pequenina’ [risos]… A Renata Alves conheci no ‘Hoje em Dia’ e também é uma pessoa incrível!

Nós os quatro [apresentadores do ‘Hoje em Dia’] somos realmente uma família, aqui na Record TV

Nunca ficou com um ‘bocadinho’ de saudade de ser atriz ou modelo? Ainda pensa nisso ou isso já está no passado?

Ainda penso. Acho que a vida de atriz é superdivertida, porque é possível ‘viver’ outras vidas e outras personagens que nada têm a ver connosco. Tenho uma enorme paixão por essa profissão. Fiz, durante muitos anos, inúmeros cursos de teatro e peças e, por isso, gosto bastante! No entanto, quando eu fazia testes para ser apresentadora ficava sempre entre as finalistas e isso não acontecia no teatro. Acho sempre tive mais jeito para apresentar porque posso ser eu, mais espontânea. Continuo, como é óbvio, a adorar e a fazer teatro – até aqui na Record TV trabalhei com Tom Cavalcante, na época em que ele estava na emissora. Até quando estive ‘gravidíssima’ da minha filha Rafa eu fazia teatro!

Longe das câmaras desempenha vários papéis… é mãe, mulher e também empresária. Como consegue conciliar tudo isso e manter sempre a boa disposição?

Sou uma pessoa muito privilegiada, porque posso fazer tudo o que eu amo. Desde pequenina – sete anos – que apresento programas de televisão (‘TV Criança’, na Rede Bandeirantes; ‘Balão Mágico’, na Rede Globo…) e a televisão sempre foi uma ‘vida’ para mim. Como a minha mãe [Helô Pinheiro] ‘veio’ da televisão, sempre a acompanhei através dos programas que ela apresentava. Posso dizer que este gosto já me estava no sangue, por isso é que me dá um enorme prazer trabalhar em televisão e fazer o que gosto. Também tenho, claramente, de cuidar da casa e dos meus filhos – e é óbvio que é algo que também adoro. No entanto, muitas vezes quando tenho de trabalhar não sinto aquela ‘culpa’ por não estar com os meus filhos, porque estou a fazer o que eu amo e o que me sustenta a mim e a eles. Ao mesmo tempo, quando, por exemplo, vou sair ou almoçar com as minhas amigas ao shopping é algo que quando faço me sinto culpada. Porém, consigo fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo e dar conta de tudo, porque faço tudo com muita descontração e alegria, que é como eu acho que a vida deve ser vivida. Vivo cada dia como se fosse o último.

Vivo cada dia como se fosse o último

O que a Rafa e a pequena Manu dizem quando veem a mãe na televisão? A Rafa já está muito à-vontade nas redes sociais. Elas já dão dicas ou fazem comentários sobre o trabalho da mãe?

A Rafa dá mais dicas em relação ao YouTube do que acerca do meu trabalho na televisão. Ela gosta, assiste e diverte-se na TV. A Manu ainda não entende, apenas manda beijos para mim e para o pai [o jornalista Cesar Tralli] quando aparecemos na televisão. No canal do YouTube, a Rafa tem muita iniciativa para gravar vídeos nos quais dá muitas dicas.

Já fez vários programas com formatos muito diferentes, como por exemplo o ‘Canta Comigo Teen’, ‘Hoje em Dia’ – que já está no ar há mais de 15 anos -, o ‘Troca de Esposas’ e outros. Há algum programa que gostasses de fazer?

Sempre disse que gostava de fazer e apresentar um programa que tivesse plateia ou convidados musicais, porque gosto muito de dançar, cantar e viver situações de alegria e boa energia. O ‘Programa da Tarde’, por exemplo, tinha plateia e eu adorava! Conseguimos ter ligação com os fãs e sentir aquele carinho, aquela energia durante o programa que é muito boa. O ‘Hoje em Dia’ chegou a ter plateia, mas com a pandemia tivemos de parar e, infelizmente, sinto muita falta. O ‘Canta Comigo Teen’ é apaixonante, porque amo crianças e adoro trabalhar com elas. Neste programa consegui estar mais perto da plateia, porque no intervalo vou ao palco, brinco com o público – e adoro essa energia! No entanto, enquanto o Rodrigo estava mais no palco, eu estava quase sempre nos bastidores, por isso sempre quis um pouco mais. Tenho a Rafa em casa que adora cantar, tocar piano e bateria – e ela toca superbem! Eu vejo muito a Rafa nestas crianças e consigo sentir o sonho que elas têm, que era o que eu tinha também. É muito especial! Eu também queria ser cantora e artista e por isso é que adoro estar perto destas crianças, porque sei que elas estão a entrar no caminho certo para realizar os seus sonhos. Emociono-me muito, rio-me bastante e é um programa que eu faço com muito prazer. ‘O Troca de Esposas’ também me ensina muito sobre a educação dos filhos. Com ele percebo que cada caso é um caso e que a educação é feita de formas diferentes, existe uma ‘dona de casa’ diferente das outras e como os costumes são distintos consigo até trazer um pouco disso para a minha vida. Em cada programa aprendo uma coisa diferente, mas gostaria muito, sim, de trabalhar com plateia.

Vamos poder ver novamente – com novas temporadas, em 2022 – estes formatos de sucesso que a Ticiane faz?

É verdade. Vamos, com certeza, fazer ‘O Canta Comigo Teen’ em 2022 e o ‘Troca de Esposas’ possivelmente também. Acho que quando tudo voltar à nossa vida ‘normal’ vamos, sim, continuar com as gravações. Como entramos na casa uns dos outros e as famílias trocam de casa, temos de ter um cuidado muito especial, então acho que quando isto tudo terminar voltaremos com ‘muita força’.

A título pessoal, a Ticiane tem de certeza muitos projetos. O que nos pode contar? 

Para o meu canal do YouTube estou a gravar uma série incrível, ‘Mulheres de Quarenta’, que conta com entrevistadas fabulosas, como a Carolina Ferraz – que tive oportunidade de conhecer um pouco melhor, e jundo dela perceber como é ser mãe e outros factos da sua vida após os quarenta anos -, Márcia Goldschmidt e outros conteúdos muito bons que, quando estiverem prontos, irei estrear no meu canal.

Que mensagem gostaria de deixar aos seus fãs na Europa?

Queria agradecer todo o carinho dos meus fãs e das pessoas que gostam do meu trabalho. Estão sempre nas minhas redes sociais, a mandar-me mensagens com muito amor e por isso gostava muito de viajar pela Europa para poder conhecer todos os meus fãs pessoalmente. Teria todo o prazer de conhecer também a equipa da Record TV Europa e a ‘malta’ de Portugal. [risos] Se Deus quiser e quando isto tudo acabar, em breve, irei conhecê-los. Mais uma vez, agradeço a todos pelo carinho e respeito e mando um beijo para todos da Europa!

FONTEEdu Moraes/Record TV