PUB
Leaderboard - Pub CTT Western Union

Depois de uma corrida imprópria para cardíacos em Abu Dhabi na época passada, o piloto neerlandês conquistou o seu primeiro título mundial, mas seria apenas mais um capítulo de sucesso na prova rainha do automobilismo.

No arranque desta época e após um início surpreendente da Ferrari, a construtora italiana começou a perder força, quer na estratégia, quer na pista com os seus pilotos Carlos Sainz e Charles Leclerc, abrindo caminho para Max Verstappen.

Os adeptos do automobilismo não precisaram de esperar muito até que o piloto neerlandês se sagrasse uma vez mais campeão mundial. Num percurso à sua imagem, Verstappen soube aproveitar os erros dos adversários e de uma forma consistente foi mostrando, corrida após corrida, o seu valor e porque merece ser tratado como um dos grandes da modalidade.

Os recordes de Max Verstappen_1
Max Verstappen feliz com mais uma conquista | © D.R.

O percurso

Max Verstappen teve, desde sempre, o pai a seu lado. Jos Verstappen, que também passou pela modalidade, mas sem grandes resultados – contando apenas com dois pódios e 17 pontos somados – continua a ser figura central no percurso do jovem piloto. Max Verstappen começou desde cedo a dar nas vistas no mundo do automobilismo.

Tal como tantos outros pilotos, Max Verstappen começou a acelerar nos karts onde a sua técnica e velocidade não passavam despercebidas.

A sua estreia nos monolugares ocorreu na Florida Winter Series inaugural, mas Verstappen rapidamente foi levado para o Campeonato Europeu de Fórmula 3 por Van Amersfoort. Com apenas 16 anos, Max tomou a F3 de assalto, vencendo a sua sexta corrida antes de alcançar seis vitórias consecutivas no Campeonato, o qual terminou em terceiro na classificação geral.

Em 2014, o piloto juntou-se à equipa júnior da Red Bull (Red Bull Junior Team) após fazer testes pela Fórmula Renault 3.5 – e esta entrada viria a ser crucial para assegurar a sua presença na Fórmula 1.

Já na Toro Rosso, Max conquistou bons resultados para a equipa, e até estabeleceu algumas marcas: piloto mais jovem a testar um carro de Fórmula 1, com 17 anos e 2 dias; e piloto mais jovem a correr na Fórmula 1, com 17 anos e 166 dias.

Já seria de esperar que o salto para a equipa principal da Red Bull fosse dado de uma forma rápida, tal como Max já nos habituava em pista. Após quatro corridas disputadas pela Toro Rosso na época seguinte (2016), Max Verstappen foi promovido a segundo piloto da Red Bull Racing, com a despromoção de Daniil Kvyat para a Toro Rosso devido a erros cruciais disputados pelo piloto russo.

O resto é história

No último grande prémio de 2022, que teve lugar na Cidade do México, era esperada uma corrida mais competitiva, uma vez que o titulo já está entregue, mas acabou por ser mais do mesmo.

Verstappen teve um ‘arranque canhão’, dominou do início ao fim e bateu o registo máximo de vitórias e de pontos num só ano. O neerlandês tornou-se, por um lado, o piloto com mais vitórias numa só época (14), superando os registos dos alemães Michael Schumacher e Sebastian Vettel; por outro, ultrapassou o registo de mais pontos numa só época que pertencia a Lewis Hamilton, alcançando os 416 pontos. E mais registos ainda podem estar reservados para as próximas duas corridas até ao fim, como a possibilidade de ser o campeão com maior vantagem para o segundo lugar.

Os recordes de Max Verstappen
Max Verstappen após sagrar-se Campeão do Mundo de F1 pelo segundo ano consecutivo | © D.R.

Para quando um rival para Max Verstappen?

Depois da hegemonia da Mercedes, parece que a Red Bull está a regressar ao êxito de outrora, quando um jovem alemão chamado Sebastian Vettel enalteceu o nome da construtora austríaca. Agora o sucesso tem outro nome: Max Verstappen. Tudo aponta para que ele vá continuar a dar que falar dentro e fora das pistas, com a promessa de que mais recordes serão batidos até que surja um rival à altura do piloto neerlandês.

FONTE© Reuters