PUB

As histórias do mundo antigo costumam aguçar a curiosidade daqueles que as ouvem e leem. Quanto mais recuamos no passado, mais interessante é descobrir como era a vida, os costumes e as características das personagens reais que conhecemos, em princípio, somente através dos livros.

A boa notícia é que, com a tecnologia cada vez mais avançada, é possível desbravar e descobrir territórios e pessoas que marcaram uma época e que hoje estão presentes no nosso imaginário.

Recentemente, testemunhámos uma descoberta que pode ilustrar ainda mais os tempos idos! O rosto do faraó egípcio Ramsés II foi revelado pela primeira vez, através do trabalho dos investigadores do FaceLab, da Liverpool John Moores University.

Quer saber mais sobre Ramsés?

A superprodução ‘Os Dez Mandamentos’ aborda os acontecimentos históricos descritos na bíblia e que retratam a época em que Ramsés II viveu. Emitida na Record TV Europa, a novela mostra a chegada do faraó ao poder – além da sua infância, relações familiares e amorosas.

De segunda a sexta, às 21:00 (hora Lisboa/Londres)

A equipa, liderada pela professora Caroline Wilkinson com a colaboração da Universidade do Cairo, conseguiu a imagem de como o faraó seria aos 45 anos e aos 90, a idade da sua morte. Os profissionais contaram também com a participação de Sahar Saleem, especialista em múmias e professora de radiologia, para produzir duas representações faciais usando dados de tomografia computadorizada, fotografias e dados históricos do faraó.

Ao Times of Israel, Sahar Saleem explica que “o software identifica as propriedades das várias camadas de materiais no rosto da múmia, como ligaduras de linho sobrepostas, e permite ‘desembrulhar’ digitalmente o faraó”.

Depois deste ‘desembrulho’ virtual, os especialistas reverteram o processo de envelhecimento, o que permitiu revelar o rosto do governante aos 45 anos.

Saleem considera o faraó belo. “Acredito que o rosto reconstruído é de uma pessoa egípcia muito bonita, com traços faciais característicos de Ramsés II – nariz pronunciado e maxilar forte”.

Veja o processo de revelação da face e do rejuvenescimento do faraó egípcio!

Quem foi Ramsés II?

Ramsés II é considerado o maior e mais poderoso rei egípcio durante o Novo Império e viveu de 1303 a 1213 aC. O seu túmulo foi descoberto em 1881 e está atualmente em exibição no Museu Nacional da Civilização Egípcia.

É identificado como o faraó que estava no poder durante o relato bíblico do ‘Livro do Êxodo’, que revela a história da saída dos israelitas do Egito, após anos de escravidão, liderados por Moisés.

A superprodução ‘Os Dez Mandamentos’, da Record TV, foi a primeira novela brasileira baseada nos relatos bíblicos a narrar este período.

Ramsés II
Sergio Marone como Ramsés em ‘Os Dez Mandamentos’ | © Record TV

Ramsés II é interpretado pelo ator Sergio Marone e caracteriza-se como um homem bonito, elegante e sedutor. Quando se torna faraó, a sua governação é marcada por um exercício megalómano de poder, aumentando o sofrimento do povo hebreu. A sua amizade por Moisés acaba por transformar-se em ódio mortal quando o irmão regressa ao Egito e pede a libertação dos hebreus em nome de Deus.

Se por um lado a tecnologia e a ciência ajudam-nos a compreender a História, por outro, a teledramaturgia também desempenha um papel importante, por ilustrar momentos, lugares e pessoas, dando forma aos relatos dos livros.

FONTE© Record TV e Face Lab LJMU