Ele foi ator, comediante e produtor cinematográfico antes de se tornar, de facto, Presidente da Ucrânia. Filho de judeus, nasceu na região sudeste do país, a 24 de janeiro de 1978.

A equipa da Record TV traçou o perfil do homem que passou de comediante a chefe de Estado e que agora vive sob ataque russo. No mês que marca um ano do início da Guerra na Ucrânia é dado destaque à pessoa que se tornou um símbolo de resistência.

Volodymyr Zelensky, de piada ao reconhecimento internacional
Volodymyr Zelensky numa conversa telefónica com o Chanceler alemão, Olaf Scholz, dominada pelos recentes ataques russos à capital Ucraniana, Kiev | © Reuters

Quem é Volodymyr Zelensky?

Zelensky iniciou a carreira artística aos 17 anos, quando participou num concurso de comédia. O sucesso veio em 2015, ao tornar-se a estrela da série ‘Servo do Povo’, em que a sua personagem era o Presidente da Ucrânia e fazia uma sátira à sociedade e política do país. A carreira política de Zelensky começou com o apoio ao movimento Euromaidan e ao exército ucraniano, em 2013.

Várias manifestações de contestação ao Presidente no poder – Petro Poroshenko, que esteve à frente dos destinos da Ucrânia, entre 2014 e 2019 – tomaram o país e a candidatura à Presidência do ex-ator foi lançada com um discurso anticorrupção e a favor da renovação política. 

Zelensky acabaria por vencer as eleições, à segunda volta, em abril de 2019, com 73,22% dos votos.

Logo ao tomar posse, o novo Presidente dissolveu o parlamento e afirmou que só retomaria o diálogo com os vizinhos russos depois da devolução da Crimeia. Esta anexação ilegal pela Rússia, em 2014, resultou de uma decisão unilateral de Vladimir Putin. Com essa investida, o líder do Kremlin violou a soberana integridade territorial ucraniana e o Direito Internacional – Moscovo justificou a ação com o argumento de que a Crimeia era um território russófono e Putin contou com a conivência do então Presidente Petro Poroshenko, acusado por muitos ucranianos de ser um ‘fantoche’ de Putin.

Zelensky chegou ao poder a 20 de maio de 2019, tendo de governar uma Ucrânia amputada de uma parte estrategicamente importante do seu território, ao mesmo tempo que uma parcela minoritária da população apoiava, ou pelo menos não condenava, os avanços dos ‘irmãos’ russos, sobretudo nas províncias mais a Leste, de Donetsk e Lugansk, na região do Donbass.

Nesse período, Zelensky recusou-se a abandonar o território ucraniano e deu início à atuação como líder da resistência ucraniana contra a ocupação russa. Ele assumiu a missão de defender o seu país e exercer uma liderança ainda mais forte para o seu povo. Nas suas aparições públicas mostra-se aguerrido, corajoso e determinado na sua missão.

Personalidade do Ano de 2022

Em 2022, Zelensky foi capa em dezembro do jornal britânico Financial Times, por ter sido escolhido como Personalidade do Ano – recebeu idêntica distinção da revista ‘Time’.

Ao jornal, Zelensky disse considerar-se uma pessoa “mais responsável do que valente”. Afirmou também que, ao invés de estar a lutar contra a Rússia, preferia estar com o filho “a pescar no rio Dnipro”.

Na publicação, o jornal recorda que Zelensky era considerado uma piada, devido ao seu passado artístico, no mundo da televisão. Era visto como um ex-ator convertido em político, com dificuldades em cumprir as suas promessas como chefe de Estado.

Agora, após quase um ano de guerra, Zelensky mudou a visão que o mundo tinha sobre ele e provou que a liderança também se faz com uma dose certa de bomhumor, embora o momento atual não seja propício para piadas ou celebrações.

O que se espera, portanto, é que a única bandeira a ser erguida nos próximos tempos seja a branca da paz para que todos os ucranianos possam voltar a sorrir.

FONTE© Reuters