O conceito é cada vez mais conhecido: juntar o pequeno-almoço ao almoço para aproveitar ao máximo o fim de semana. Sofia Guerreiro percebeu que a procura por estes sítios era muita e decidiu agregar tudo na Explorer Brunches.

“Eu era uma pessoa muito fã desta refeição e ia a imensos sítios. Estava sempre a tentar visitar espaços novos. À quinta ou sexta-feira era certinho que os meus amigos me ligavam a perguntar: olha, diz-me aí um sítio que dê para eu ir, ou que aceite animais ou seja ao pé da praia. Depois também estava a tirar um curso de Marketing digital e quando percebi que se calhar não eram só os meus amigos que precisavam de saber sítios para ir a um brunch, se calhar há mais pessoas interessadas, juntei o útil das duas coisas e foi assim que nasceu o projeto.”

Sofia é assistente dentária há nove anos decidiu tornar as visitas aos restaurantes num hobby de fim de semana: “A página foi criada em meados de abril do ano passado. Estava no ar nem há um mês e já tinha mil seguidores. Começou a ser a loucura, depois perguntavam cada vez mais e eu senti a necessidade de mostrar cada vez mais”.

Com o crescer do número de seguidores também começaram a surgir convites de restaurantes e espaços de brunch, que vieram dar cada vez mais notoriedade à página. Mas desde início que Sofia assume o compromisso com os seguidores de ter publicações fiéis à realidade.

Sofia Guerreiro - À procura de um bom brunch
Sofia Guerreiro | © Record TV Europa

Os olhos também comem

“As imagens têm de ser exatamente o que o cliente vai encontrar. Não gosto de pratos que sejam feitos especialmente para o dia em que vou fazer a visita, porque depois não corresponde ao que está na ementa. Têm de ser comidas com cores fortes para ficar a fotografia bonita”, diz.

Em cada publicação, ficam as informações de morada, o preço e o horário. Mas o utilizador também fica a saber se recebem animais, se tem opções vegan, sem glúten e sem lactose.

Encontra restaurantes de praticamente todos os pontos de Portugal Continental, mas Sofia quer ir mais além. “Sei que Portugal não é só o continente, também temos as nossas ilhas. Infelizmente ainda não consegui lá ir. Sinto que há zonas que ainda me falta explorar, nomeadamente o Alentejo. O que pretendo garantir é uma página que consiga ter todo o Portugal, em cada ponto do país qualquer pessoa pode seguir e vai ter um brunch daquela zona.”

Para não desperdiçar alimentos, Sofia vai sempre acompanhada por alguém que ajuda na prova da comida. Mas antes de começar há vários aspetos a ter em conta: “Estudo um bocado o sítio, como vai ser a disposição das coisas. Quando é à carta consigo ter aquela perceção de ver o que me vai enquadrar melhor na fotografia. Por exemplo, se pedir ovos vou tentar sempre que tenha salmão, porque é algo que é muito chamativo para a fotografia. A nível das panquecas, algo que tenha frutos vermelhos ou morangos porque é também muito apelativo para a imagem. Tento pensar um bocadinho como vai ser o resultado final enquanto faço a escolha dos pratos.”

À procura de um bom brunch
© Record TV Europa

Mais e mais seguidores

E para estar tudo alinhado para a publicação perfeita, por vezes, nem sempre a comida se mantém quente: “Entre a comida estar na mesa, o enquadramento estar como eu gosto, os vídeos estarem feitos e as fotografias estarem tiradas, a pessoa que vai comigo tem de ter paciência e já sabe que vai comer a comida fria. [risos] São para aí uns 15 ou 20 minutos até começarmos a comer”.

Apesar de adorar o que faz em part-time, Sofia também gosta do trabalho que tem a tempo inteiro e, por enquanto, vai continuar a manter o melhor dos dois mundos.

“Ainda não consegui ver isto fora de um hobby. Talvez possa vir a acontecer, mas neste momento ainda é muito o meu bebé. É um projeto que ainda tem de crescer, eu ainda tenho muito para explorar e conhecer sítios novos. Acho que está a superar as minhas expectativas porque eu nunca pensei que ia ter esta visibilidade e chegasse a tantas pessoas. Recebo feedbacks diários de pessoas a dizer: fazia imensa falta uma página destas, eu adoro brunch e estou sempre à procura de sítios novos e agora tenho tudo no mesmo sítio. É fantástico. E eu não tinha noção de que as pessoas procuravam, de facto, e que gostavam tanto”, conclui.

FONTE© Record TV Europa