“Estive quase nove anos na Suíça numa roleta de ofícios em que acabei por não me identificar com nenhum. Regressei a Portugal e descobri a madeira, material em que me quis focar e descobrir mais além do que já tinha aprendido sozinho”, explica o artesão. Mas tudo começou através de um laço de madeira que fez para o casamento da melhor amiga.

O inusitado laço fez sucesso e o artista começou a receber muitos pedidos. Entretanto regressou a Lisboa e conseguiu “trabalhar num dos melhores ateliês de restauro”, conta com entusiasmo.

Artesão transforma pranchas de skate em óculos
O artesão João Gama transforma pranchas de skate velhas em óculos | © Record TV Europa

No meio de toda a descoberta de um novo mundo, apareceu a pandemia. Em casa e com a vida suspensa, João Gama decidiu mudar de planos. Usava óculos e tinha sempre “dificuldade em arranjar algo diferente e único”, diz, explicando a razão que o levou até estes artigos.

Foram necessárias muitas horas de aprendizagem até chegar à construção perfeita destes óculos em madeira

Através de pranchas de skate velhas, o artista cria óculos personalizados, mas a escolha tem uma razão de ser. João Gama conta que é um “material leve, resistente e com uma palete de cores que em lado nenhum se encontra”. Cada prancha pode ser utilizada para dois ou três pares de óculos.

O processo é todo feito à mão, desde o design aos cortes, e cada par demora entre nove a 13 horas até ficarem prontos.

Artesão transforma pranchas de skate em óculos
A armação dos óculos é feita integralmente à mão e cada par demora entre 9 a 13 horas a produzir | © Record TV Europa

O negócio começou a crescer  e o artesão decidiu criar um espaço físico, onde as pessoas possam ver todo o processo de construção. Inaugurado há cerca de quatro meses, o artista afirma que já não tem mãos a medir e começa a ser muito trabalho para apenas uma pessoa. Para além das encomendas que surgem em Portugal, há também muitas outras que vêm do Brasil e França.

Otimista e com a confiança de estar num bom caminho, João Gama conta que este é o seu projeto de amor e dedicação, onde a autenticidade é a palavra chave.

FONTE© Record TV Europa