Une o exercício físico à interação com a natureza, atraindo pessoas de todas as idades. Portugal apresenta magníficos recursos naturais, sendo um ótimo destino para a prática desta modalidade.

Locais para canoagem de turismo em Portugal:

> Rio Minho
> Rio Cávado
> Rio Douro
> Ria de Aveiro

Desenvolvidas sobretudo pelos povos nativos da América do Norte, as canoas são usadas para lazer, desporto e, em alguns locais, como meio de transporte.

A canoagem consiste em impulsionar uma canoa com um remo, usando apenas a força dos músculos. Sozinho, em dupla ou grupo, é uma atividade que fortalece o tronco e os abdominais, trabalha os membros superiores e melhora a postura corporal.

Cuida do corpo e da mente

Curiosidades

> A canoagem é modalidade Olímpica desde 1936, mas só doze anos depois é que as mulheres puderam participar.
> A letra significa o modelo de barco utilizado na prova, K para caiaque, e C para canoa.
> O número depois da letra significa quantos atletas conduzem a embarcação, K-1 para uma pessoa, K-2 para duas pessoas.
> No séc. XV a.C., os egípcios já usavam embarcações movidas por pás, que alguns historiadores alegam ser a origem das atuais canoas.

 

Aliar a atividade física ao contacto com a natureza é uma das vantagens da canoagem, que pode ser feita em lagos, rios ou mar. Praticada apenas por lazer ou encarada como desporto, propicia um rápido desenvolvimento muscular.

Os benefícios da canoagem manifestam-se tanto a nível físico como psicológico, como por exemplo, um melhor funcionamento de órgãos como o coração, cérebro e músculos; desaparecimento da sensação de cansaço e maior eficiência nas atividades diárias; melhoria da qualidade do sono; maior flexibilidade e mobilidade articular; controlo dos diabetes e hipertensão; diminuição da depressão e ansiedade e, como consequência, também do peso.

Ideal para toda a família

Saber nadar e ter condições adequadas de saúde são requisitos fundamentais para iniciar a prática da canoagem, assim como a realizações de uma avaliação física e cardiológica.

Sem limite de idade, adequado para crianças, jovens e adultos, este desporto pode ser praticado até por pessoas com deficiências físicas, como cegos ou utilizadores de próteses.

A canoagem é uma excelente atividade para pessoas que sofrem de asma, devido aos efeitos benéficos da alta humidade do ar inspirado.

Canoagem: terapêutica e relaxante
© Envato

Canoagem em canoa ou caiaque?

As canoas são embarcações geralmente largas e pesadas, com dois ou mais lugares. São impulsionadas com pás e, como não possuem grande estabilidade, são adequadas para navegar em águas calmas.

Os caiaques são fechados e fabricados em fibra de vidro, plástico ou compósitos de carbono, existindo ainda modelos insufláveis. São impulsionados por pagaias (semelhantes a um leme duplo). Apresentam um aspecto fusiforme e têm mais estabilidade e capacidade de manobra, sendo utilizados na descida de águas fluviais mais revoltas e também no mar.

FONTE© Envato