O Bluetooth é uma tecnologia de rádio que permite transferir dados a curta distância. Desta forma, alguns aparelhos conseguem ‘comunicar’ uns com os outros sem uma ligação por cabo.

A tecnologia foi desenvolvida nos anos 1990, pela gigante norte-americana Intel e pelas escandinavas Nokia e Ericsson.

O nome é uma homenagem ao rei nórdico Haraldo I da Dinamarca, que recebeu o apelido ‘Haraldo-Dente-Azul’ (em inglês ‘Bluetooth’), porque, segundo a lenda, ele tinha um dente podre.

De acordo com fontes históricas, o monarca era um bom ‘networker’ e formou muitas alianças estrategicamente inteligentes. O rei ficou conhecido por unir a Dinamarca e partes da Noruega em 958. O soberano também foi responsável por espalhar o Cristianismo no seu reinado e na Escandinávia.

Ligar tecnologias, sem complicações

Inicialmente, quando a tecnologia Bluetooth estava em desenvolvimento, o nome foi usado para designar o protótipo. Em 1996, durante uma reunião, Jim Kardach sugeriu ‘Bluetooth’ como nome de código temporário, justificando que “o rei Harald Bluetooth era famoso por unir a Escandinávia, assim como nós pretendemos unir os produtos das indústrias dos computadores e dos telemóveis, sem que seja necessário fios”.

O logotipo Bluetooth é uma composição de duas runas (cada um dos caracteres dos mais antigos alfabetos germânicos e escandinavos), que mescla as runas antigas – chamadas ‘Futhark‘ – Hagall (ᚼ) e Bjarkan (ᛒ), as iniciais de Harald Blatonn Gormsson.

De onde vem o nome Bluetooth_1
© D.R.

A primeira aparição do apelido do rei ‘Dente-Azul’ aparece em Chronicon Roskildense (em dinamarquês: Roskildekrøniken). Esse documento, escrito em latim, marca a primeira tentativa de escrever um relato coerente da história do país, desde a introdução do Cristianismo até ao tempo do autor. O manuscrito cobre o período de 826 a 1143.

FONTE© Envato