António Gaspar - Fisioterapeuta da Seleção Portuguesa de Futebol e da António Gaspar, Physio Therapy & Performance.
António Gaspar
Website | + posts

Fisioterapeuta da Seleção Portuguesa de Futebol e da António Gaspar, Physio Therapy & Performance.

 

Não é novidade que o envelhecimento se trata de um processo natural baseado no que se encontra ‘escrito’ no código genético de cada um de nós. No entanto, a forma como se envelhece está também condicionada por diversos comportamentos que temos ao longo da vida. Em grande parte, depende de cada um de nós o modo como chegamos à chamada terceira idade.

O estilo de vida acelerado dos nossos dias não nos permite tirar partido de determinadas rotinas, com qualidade. Destaco três pilares para uma vida e um envelhecimento saudáveis: alimentação, sono e atividade física.

Na realidade, somos aquilo que comemos e o impacto do que comemos depende das escolhas que fazemos diariamente. Por isso, a alimentação deve ser previamente pensada, definida e preparada. Comer corretamente está cada vez mais dependente do tempo (ou da falta dele!) e, por isso, munir-se de snacks saudáveis impede que compre a primeira opção que surja e que, habitualmente, não é a mais saudável. Opte por alimentos simples de que goste e que saciem.

Há três pilares para uma vida e um envelhecimento saudáveis: alimentação, sono e atividade física

Quando se fala de sono, pensa-se muitas vezes no número de horas que se dorme, mas normalmente esquecemo-nos do padrão de sono desse tempo. A cada vez que acordamos, interrompemos o normal desenrolar das diferentes fases e ciclos do sono e, como tal, a qualidade deste não terá́ o impacto restabelecedor necessário para um dia seguinte de qualidade, cheio de energia e capacidade de foco.

A prática regular de atividade física que compreenda exercícios de mobilidade, de força e alongamentos é fundamental. Desta atividade depende a saúde de diferentes articulações, assim como a saúde óssea. Esta última tem tendência a deteriorar-se, principalmente nas mulheres com a chegada da menopausa.

Como complemento a estes três pilares existem diversos suplementos alimentares que poderão ser um forte aliado à sua saúde física e mental. No entanto, a toma por iniciativa própria, sem uma avaliação concreta e orientada, pode impedir a obtenção dos benefícios pretendidos.

Aconselhe-se com um profissional de saúde e lembre-se: envelhecer é natural, mas envelhecer com qualidade depende de si e das suas escolhas ao longo da vida. Comece já hoje a preparar-se. Está sempre a tempo de o fazer e de sentir a diferença.

FONTEMikhail Nilov