Deco Proteste - Share Magazine - Opinião
DECO
Website | + posts

Organização de Defesa do Consumidor.

Reciclar o plástico é um comportamento obrigatório e tem de fazer parte da rotina de todos os cidadãos. Reciclar é um pequeníssimo esforço para os consumidores e um grande contributo para o Planeta.

Porém, só reciclar já não chega! Os nossos hábitos de consumo precisam de mudar a montante da reciclagem:

  • Repensar: antes de decidir comprar, pense duas vezes.
  • Recusar e reduzir: embalagens desnecessárias e produtos descartáveis.
  • Reutilizar: repare, transforme e invente.

Os consumidores estão, cada vez mais, apreensivos com os consumos excessivos e poucos eficientes para o ambiente. O plástico é uma das grandes preocupações, já que tem grande impacto ambiental e é extremamente prejudicial para a saúde do Homem.

Dependendo do material plástico utilizado, este poderá demorar mais 500 anos a degradar-se, ficando todo este tempo a poluir o nosso planeta.

A DECO defende que, sem perder qualidade de vida, todos conseguimos gerir o consumo sem excesso de plástico. As respostas da indústria têm de eliminar o plástico que não tem qualquer utilidade, voltando-se inclusivamente para outros materiais mais sustentáveis.

A solução para o nosso futuro passa pela responsabilidade de todos, produtores e consumidores, e obriga a mudanças socioeconómicas urgentes e concretas. Sem prejuízo dos esforços dos decisores políticos e da estratégia europeia para a redução da poluição causada pelo plástico, a DECO considera que não há tempo a perder.

Cabe a todos os consumidores mudar os seus hábitos optando por escolhas mais responsáveis e conscientes. Seja um consumidor à maneira e denuncie os excessos de plástico!

Para o efeito, a DECO disponibiliza um endereço de email ([email protected]), uma página nas redes sociais e incentiva a utilização do hashtag #plasticoamais nas redes sociais, para que os consumidores partilhem fotografias de produtos, excessiva ou injustificadamente embalados em plástico.

FONTEMagda Ehlers