A tendência para juntar um membro canino à família tem vindo a aumentar substancialmente. Se está a pensar em fazer o mesmo, conheça os prós e contras da compra e da adoção.

Durante a pandemia e os confinamentos impostos um pouco por todo o mundo, muitas famílias e pessoas que viviam sozinhas decidiram ter um cão. E agora que se caminha para a ‘normalização’ das sociedades outras tantas estão a ponderar adicionar um novo ‘membro’ aos seus agregados familiares.

Antes de dar o passo, é essencial ter consciência de que este compromisso é sério e deve ser muito ponderado. Ou seja, há que analisar se estão reunidas as condições necessárias (espaço, tempo, disponibilidade financeira, etc.), para poder assumir esta nova responsabilidade, sabendo-se de antemão que existem cães de vários tamanhos e feitios, com exigências maiores e menores.

Depois, importa decidir se quer comprar ou adotar um cão. As duas alternativas apresentam vantagens e desvantagens.

Vantagens da adoção

Entre os principais pontos a favor da adoção, está a possibilidade de decidir se prefere um cachorro ou um cão adulto. Com um cão adulto é mais fácil evitar surpresas. Já sabe o tamanho que tem, já existem indicadores da sua personalidade e, com sorte, o animal já vem com algum treino básico.

De resto, se adotar num abrigo, canil ou associação, é muito provável que o animal já tenha cumprido o protocolo de vacinas obrigatório, tenha o microchip (identificação) e esteja esterilizado (ou com um compromisso de esterilização, quando atingir a idade adequada).

Além disso, a adoção é um processo sem custos para quem adota. Por fim – e esta é a maior vantagem para muitos -, ao adotar está a salvar um cão que precisa de ajuda (e existem milhares nestas circunstâncias) e que lhe ficará eternamente agradecido.

Mas adotar também pode ter alguns contras. Tratando-se, por norma, de cães de raça indeterminada (rafeiros), se optar por um cachorro, é difícil prever ao certo o tamanho que terá em adulto. Além disso, alguns dos animais que se encontram nos abrigos foram maltratados e sofrem de traumas, pelo que requerem mais atenção. Por fim, nos casos de adoção também é quase impossível conhecer o historial clínico dos progenitores, logo não se sabe a predisposição que o animal terá para algumas doenças.

Benefícios da compra

Quem opta por comprar um cão tem a possibilidade de escolher a raça preferida e conhecer os antecedentes genéticos do animal. Comprar um cachorro de uma determinada raça oferece mais garantias quanto ao porte, nível de atividade e comportamento do cão em adulto, pois sabendo como são os pais é mais fácil prever como serão os filhotes.

Por norma, os criadores garantem ótimas condições de crescimento, o que tem implicações positivas no desenvolvimento emocional e físico do animal.

A principal desvantagem da compra são os custos envolvidos, por norma, os cães com L.O.P. (Livro de Origens Português – trata-se de um registo e identificação de animais de raça pura) são caros, e todos os custos (vacinas iniciais, microchip, esterilização, etc.) ficam a cargo do comprador, podendo alguns ser comparticipados pelo criador.

Há que ter em conta que tem de sobrar ainda orçamento para assegurar uma boa alimentação, as idas ao veterinário, as desparasitações, as aulas de socialização e cuidados com o pelo.

Cachorro ou cão Adulto?

Cães
© Freepik

 

Existem algumas diferenças entre ter um cão bebé e um adulto. Um cachorro é mais enternecedor, mas pode ser fonte de mais problemas. Por norma, carecem de mais atenção e têm tendência para roer objetos, sobretudo na altura da mudança dos dentes (até aos seis meses). Por outro lado, é possível influenciar o seu crescimento e educação. Os adultos costumam ser mais sossegados e podem logo ir à rua e brincar com outros cães, pois geralmente já estão vacinados.

FONTE© Chevanon Photography, Pexels