Muitas vezes desvalorizadas, estas descobertas surpreendentes fazem parte do nosso quotidiano e já não conseguimos viver sem elas. Conheça alguns destes materiais, produtos e inovações.

Botox

Ideias e criações que valem milhões
© Envato

No final dos anos de 1960, o oftalmologista Alan B. Scott procurava um tratamento não cirúrgico para o estrabismo e recebeu de um colega bioquímico amostras da toxina botulínica. O sucesso da experiência levou a que, tempos depois, as autoridades americanas permitissem o uso em humanos. Mais tarde, um casal de médicos canadianos – a oftalmologista Jean e o dermatologista Alastair Carruthers – constatou a existência de novas potencialidades terapêuticas da substância. Para além de suavizar espasmos musculares, também reduzia os inestéticos ‘pés-de-galinha’ na pele que circundava os olhos dos pacientes. Em 2002 legaliza-se a utilização cosmética do ‘botox’ nos EUA, medida que serviu de rampa de lançamento para que o seu uso se afirmasse entre quem pretende contrariar os efeitos do envelhecimento.

Penicilina

Ideias e criações que valem milhões
© D.R.

Alexander Fleming, bacteriologista no St. Mary’s Hospital, em Londres, há algum tempo que pesquisava substâncias capazes de matar ou impedir o crescimento de bactérias em feridas infetadas. Em 1928, o cientista escocês descobriu, ao observar ao microscópio, que uma das culturas de bactérias que estudava, tinha ficado com um círculo limpo no local onde um fungo entretanto se havia desenvolvido. A eficácia da penicilina – extraída do fungo penicillium notatum – ficaria comprovada e Fleming foi distinguido com o Nobel da Medicina, em 1945. Hoje, a penicilina é amplamente utilizada no combate a bactérias.

Aço inoxidável

Ideias e criações que valem milhões
© Envato

O britânico Harry Brearley era investigador num laboratório cujos clientes eram empresas produtoras de aço para o fabrico de armas. Empenhado em desenvolver uma liga resistente ao desgaste verificado nos canos das espingardas, Brearley tentava resolver o problema da erosão interna provocada pela explosão de cada disparo, que fazia com que o diâmetro da peça ficasse desadequado ao das balas. Após muitas tentativas, percebeu que uma das ligas testadas preservava a integridade das armas e deixava-as brilhantes. A mistura
continha 12% de crómio e formava uma camada protetora no aço, impedindo a oxidação das peças. Porém, as empresas produtoras só tempos mais tarde acreditariam que aquela era a solução para evitar que a ferrugem deteriorasse o aço.

Fósforos

Ideias e criações que valem milhões - fósforos
© Envato

Em 1826, John Walker inventou uns fósforos semelhantes aos que atualmente podemos encontrar em qualquer lado. Tudo aconteceu enquanto misturava alguns químicos que incluíam sulfureto de antimónio, cloreto de potássio, goma e amido. O químico inglês descobriu também que estes podiam ser acesos por atrito numa superfície áspera. Na ponta colorida da madeira existe potássio e parafina, que alimentam a chama. Enquanto na embalagem, há areia e pó de vidro, para gerar atrito e para produzir calor. Quando o fósforo é raspado, esse conjunto de substâncias ajuda a produzir uma pequena faísca e a madeira demora cerca de 10 segundos até ser integralmente consumida pela chama.

Velcro

Ideias e criações que valem milhões - velcro
© Envato

Ao reparar que, após um passeio, a sua roupa e o pelo do seu cão ficavam cheios de carrapichos, o engenheiro George de Mestral não descansou enquanto não percebeu porque é que aqueles resíduos secos de mato eram tão difíceis de tirar. Analisando os carrapichos ao microscópio deu conta de que as pontas em forma de gancho eram o que permitia uma fixação tão forte. Durante anos o investigador suíço estudou e desenvolveu um produto para aplicar no vestuário a que chamou velcro, palavra que resultou da junção de outras duas: ‘veludo’ e ‘croché’.

 

FONTE© Envato