Reis – A fé que resiste ao tempo

Nona temporada: A Sucessão

‘Reis – A Sucessão’ retrata o início da trajetória de Salomão, aquele que é conhecido como um dos homens mais sábios que já existiu. Jovem e inexperiente, ele assume a responsabilidade de reinar no lugar do seu pai, o respeitado e admirado rei Davi.

E é entre o luto e a dificuldade de se adaptar à sua nova realidade, que antigas e novas ameaças surgem de onde Salomão menos espera. Enquanto ele se preocupa em manter os perigos longe de Jerusalém, não desconfia que o que mais lhe pode fazer mal reside dentro das paredes do palácio – e que, novamente, aqueles que deveriam ser da sua confiança, serão os primeiros a rebelarem-se contra ele.

Como se não bastasse, o novo rei terá de lidar com o facto de que a mulher que ama – e com quem se casou – o abandonou, levando o seu filho e deixando o monarca sozinho para enfrentar todas as adversidades. O único apoio que lhe resta vem de Benaia, o seu fiel comandante; da sua mãe, Bateseba; e de Abisaque, a jovem concubina que o seu pai lhe confiou para cuidar e tornar-se sua esposa.

A envolvente trama ainda nos levará a conhecer um perigoso adversário, que se aliará ao Egito com novos planos, tanto para a nação israelita, como para a vida amorosa de Salomão. É nesse contexto que Salomão, guiado pela sua própria insegurança, cogita aliar-se a um dos mais antigos inimigos de Israel. Forçado pelas consequências do seu erro, o jovem rei vê-se sem saída, procurando conforto divino.

Assim, a nona temporada de ‘Reis’ não só garante fortes conflitos, intrigas e reviravoltas ao telespectador, como também revela que até mesmo aqueles que são escolhidos por Deus, têm de confiar-lhe a sua fé.

Oitava temporada: A Consequência

‘Reis – A Consequência’: Davi paga erros passados e vê-se envolvido numa complexa trama familiar.

A nova etapa da superprodução da Record TV começa esta noite e vai marcar uma profunda mudança na história do soberano de Israel. Se antes os problemas resolviam-se no campo de batalha, agora os grandes desafios estão dentro do palácio real.

Em ‘Reis – A Consequência’ as relações familiares vão estar no centro da ação e ditar o futuro do trono de Israel. Esta nova fase aprofunda os conflitos entre Davi (Petrônio Gontijo) e os seus descendentes.

Após uma passagem de tempo de 14 anos, o soberano reconcilia-se com Amnon (Luckas Moura), que sempre acreditou que o pai o desprezava. O jovem é obcecado pela irmã, Tamar (Esther de Oliveira), o que desperta a ira do irmão Absalão (Ricky Tavares). Neste contexto familiar disfuncional, abunda o ressentimento, a raiva e o desejo de vingança.

Os filhos de Davi crescem sem perdoar o passado errante do progenitor, em muito devido ao adultério cometido pelo pai com Bateseba (Paloma Bernardi) e à decisão real de enviar Urias (Roger Gobeth) para a morte em batalha.

Por falta de coragem, Davi acabará por deixar o caminho do trono aberto para o filho Absalão. Ao não querer enfrentar a ameaça interna, o soberano foge para o deserto, aceitando todas as consequências das suas decisões passadas.

Sétima temporada: O Pecado

‘Reis – O Pecado’ mostra o auge do reinado de Davi e mergulha nas suas intensas batalhas internas.

A sétima temporada da série tem início imediatamente após a conquista de Jerusalém por Davi e os seus valentes guerreiros. Uma vitória que marcou um ponto crucial na história do povo hebreu e que tornou a cidade de Jerusalém a capital de Israel sob o governo de Davi. Um governo que prospera significativamente, desfruta de estabilidade política e de uma segurança militar nunca antes vista.

Nesta emocionante fase, repleta de conflitos e reviravoltas, vamos acompanhar o aclamado rei de Israel, que ao chegar ao ápice do seu reinado começa a descurar a segurança do seu território, cedendo às suas fraquezas e tendo de lidar com as consequências dos seus atos. Ao longo da trama reencontraremos personagens que serão determinantes na história, como o ambicioso conselheiro do rei, Aitofel; a obstinada e volúvel Bateseba; o íntegro e valente Urias; e o fiel amigo de Davi, o profeta Natan. Além destes, ainda vamos conhecer Mefibosete, o modesto descendente de Saul, que após anos a viver nas ruas reencontra aquele que foi o melhor amigo do seu pai.

‘Reis – O Pecado’ torna evidente o contraste entre um Davi que é dedicado à família, revela-se bom amigo e servo temente; e outro, que vive atormentado após ceder à sua inclinação e cometer um pecado que terá um impacto negativo na sua vida.

Sexta temporada: A Conquista

‘Reis – A Conquista’ mostra o início do reinado de Davi, em Hebrom, até à conclusão trágica da história da ‘casa de Saul’, passando pela conquista da fortificada Jerusalém. Esta temporada não só está repleta de novas tramas surpreendentes e misteriosas, como também continuará a destacar a coragem, o temor e a justiça do estimado rei de Judá, tanto com o povo, como com Deus.

É também nesta etapa que vamos acompanhar o princípio das consequências que Davi terá de enfrentar ao sucumbir à sua inclinação de exceder-se, no seu direito de rei, de ter várias esposas. Como resultado disso, ele terá grandes problemas não apenas na sua vida, como também na da sua família.

‘Reis – A Conquista’ ainda nos levará a mergulhar, mais a fundo, na trajetória de personagens marcantes, como o valente Sama; o indomável sobrinho de Davi, Joabe; o fiel e paciente Urias; e a belíssima, porém, volúvel, Bateseba. Uma temporada com fortes emoções e reflexões sobre poder e relacionamentos.

Quinta temporada: A Perseguição

‘Reis – A Perseguição’ dá continuidade à incrível trajetória do corajoso Davi. Através do seu caráter virtuoso e das suas inúmeras vitórias, o jovem pastor conquistou a admiração e estima de todo o povo Israelita, despertando em Saul, atual rei da nação, uma incontrolável inveja. A fascinante trama acompanha os altos e baixos da complexa relação entre as duas personagens notáveis da história, e mostra como a crescente perseguição de Saul – que resultou na sua degradação moral – aproximou o seu sucessor ainda mais de Deus.

Esta temporada revela como o orgulho é capaz de arruinar o ser humano, transformando-o apenas numa breve lembrança do que fora outrora. A superprodução conta ainda com intensas batalhas, árduas perseguições e a qualidade de imagem e efeitos visuais característicos das mais aplaudidas séries internacionais.

Quarta temporada: A Escolha

‘Reis – A Escolha’, conta o início da história do segundo e mais aclamado rei que a humanidade já ouviu falar. Davi, como é conhecido por muitos, ainda jovem, foi escolhido pelo próprio Deus para governar a nação de Israel no lugar de Saul. A quarta temporada levará o telespectador a desmembrar a narrativa do filho mais novo de Jessé. Desde o seu nascimento até ao princípio das duras perseguições, a história de Davi revela que a medida exata da escolha de alguém para grandes feitos não se faz presente em padrões físicos, mas é representada pela pureza, obediência, temor a Deus e duras lutas a serem vencidas.

Acompanhamos, sobretudo, o claro contraste entre Saul, obstinado pelo reinado que já não lhe era por direito, e Davi na sua juventude, que apesar de não ser um jovem qualquer, apaixona-se, sofre com a inveja dos irmãos, é rejeitado pela maioria, mas vive grandes experiências com Deus que marcam a sua vida para sempre.

Fazendo jus ao nome da temporada, ‘Reis – A Escolha’, descortina o que há de mais íntimo dentro do ser humano e exemplifica os critérios definidos por Deus na eleição dos seus representantes terrenos. A quarta temporada traz uma reflexão sobre a maneira como tendemos a fazer escolhas baseadas nos atributos físicos e mostra como Deus está atento ao que existe dentro do coração e não nos que os olhos alcançam.

Terceira temporada: A Rejeição

‘Reis – A Rejeição’ conta a história do reinado do primeiro rei de Israel. Escolhido por Deus e aclamado pelo povo, Saul rapidamente torna-se a fonte de esperança de um futuro seguro e promissor para aqueles que estão sob a sua liderança.

No entanto, o que ninguém espera, é que o rei, tão humilde inicialmente, comece a deixar-se levar pela posição privilegiada que possui e cause consequências inimagináveis tanto para a sua família quanto para o povo a quem jurou cuidar e proteger. E o potencial que havia para elevar a nação a um nível sem precedentes, pode também ser o motivo da sua destruição.

A trama dá continuidade a uma desenfreada perseguição dos filisteus, que buscam a todo o custo invadir e conquistar o território dos israelitas. Depois de cinquenta anos de tréguas, Saul vê-se na difícil e temível posição de ter de enfrentá-los no campo de batalha.

Mas há algo de errado com o novo rei e a sua hesitação em ir para a guerra vai além do temor relacionado com o maior número e a força superior do inimigo. Ele teme o adversário que carrega dentro de si e sabe que, por conta dos seus atos, Deus pode não estar ao seu lado desta vez.

Com muitos conflitos internos e externos, mistérios, reviravoltas, intrigas e segredos que têm de ser guardados a qualquer preço, ‘Reis – A Rejeição’ mostra a ascensão e a corrupção do líder de Israel e traz à tona a incontestável verdade de que sempre se colhe aquilo que se planta.

Segunda temporada: A Ingratidão

‘Reis – A Ingratidão’ aborda a terrível escolha feita pelo povo de Israel, que rejeita Deus como seu único governante. Os hebreus acreditam que um líder forte e temível é a verdadeira fonte de proteção para a nação. 

A história do homem que será escolhido como o primeiro rei de Israel estará em destaque nesta temporada, assim como a obstinação dos filisteus que pretendem conquistar o território dos israelitas e vingar-se da derrota devastadora sofrida há muitos anos.

A decadência espiritual dos israelitas está igualmente bem patente, devido ao seu desejo de substituir a liderança de Deus pela do homem. E aqui Saul terá grande protagonismo, uma vez que rejeita o desígnio superior, olhando apenas para a sua própria capacidade. 

No fim, será que o plano de Deus, por mais desafiador que possa parecer, se vai afirmar como o melhor a seguir? E caso os homens ignorem esse plano quais serão as consequências?

Primeira temporada: A Decepção

‘Reis – A Decepção’ retrata o afastamento de Israel em relação a Deus e o exemplo dado por aqueles que, um dia, foram escolhidos para conduzir a nação rumo aos caminhos do Senhor. A série vai mostrar o incrível contraste entre um juiz negligente e os seus filhos rebeldes na condução de um povo, e um jovem temente a Deus, que assumirá o seu lugar. Um retrato do declínio espiritual de Israel e a negligência de lideranças espirituais vão estar em destaque.

A série passa-se nos arredores das cidades de Israel, também vigiada pelo exército filisteu. Mas é dentro do tabernáculo, em Siló, que a trama ganha outro nível de emoção. Este será o espaço que será palco para a história da decadência da família de Eli e, simultaneamente, para o crescimento do pequeno Samuel, o futuro profeta e juiz de Israel.

Reis – segunda a sexta, 22:00 (hora Lisboa/Londres)