Cataplana de Lagosta

Neste ‘Bom Garfo’, o chef Paullu’s recebe o cantor Laton para confecionar uma cataplana de lagosta também especial.

Laton tem mais de 20 anos de carreira com grandes êxitos enquanto membro do grupo ‘Kalibrados’. As suas músicas misturam vários estilos como hip hop, R&B, reggae ou afrotrap. Aprenda a confecionar um prato delicioso, fácil e prático. Conquiste o estômago de amigos e familiares como um verdadeiro profissional.

Tempo de preparação

20 minutos

Porção

2 pessoas

Ingredientes

1 lagosta

200 g de amêijoa

12 camarões

1 cebola

2 colheres de azeite

1 tomate

1 pimentão vermelho pequeno

1 pimentão vermelho médio

1 pimentão verde pequeno

1 pimenta da horta

1 dente de alho

½ colher pequena de curcuma

1 batata-doce

1 pitada de pó de pimenta doce

1 pitada de gengibre ralado

1 pitada de mostarda em pó

Sal q.b.

Salsa q.b

Tomilho q.b

1 folha de louro

1 aipo

½ copo de vinho

 

Modo de preparação

Comece por descascar o camarão à parte.

Na cataplana coloque um fio de azeite e quatro amêijoas no fundo. De seguida, corte uma cebola, os pimentos (amarelos, verdes e vermelhos), um dente de alho, a curcuma, a batata-doce, gengibre e tomate. Deite tudo na cataplana. Adicione piripiri e a mostarda em pó.

Já descascados, coloque os camarões e um pouco de sal. Adicione mais pimentos vermelhos e coloque vinho. De seguida, corte salsa, tomilho e aipo e deite na cataplana.

Corte a lagosta ao meio e tire a tripa. Coloque-a por cima da cataplana juntamente com as restantes amêijoas. Feche a cataplana e deixe cozer durante 10 minutos com o lume sempre brando. Após 10 minutos está pronto para o empratamento.

Empratamento:

Distribua os ingredientes segundo a disposição que prefere no prato. Corte tiras finas de cenoura e pimento verde e coloque-as num palito para decorar. O prato está pronto para ser saboreado. Aproveite!