Conheça o conceito de cromoterapia e os seus benefícios

Conheca O Conceito De Cromoterapia E Os Seus Beneficios
RECORD

Conceito de cromoterapia

A cromoterapia ou a terapia das cores é um método complementar que emprega tonalidades para promover o equilíbrio entre corpo e mente, favorecendo o bem-estar e podendo aliviar sintomas de certas condições como hipertensão ou depressão.

Neste tipo de intervenção, cada tonalidade desempenha uma função terapêutica distinta e pode ser aplicada por meio de uma variedade de meios, como lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, entre outros.

Proveitos da cromoterapia

Alivia os sintomas de uma condição específica através de uma tonalidade particular;

Aprimora o bem-estar físico e mental;

Reduz o cansaço físico;

Auxilia o tratamento de dores de cabeça;

Estimula o sistema nervoso central.

Qual é a sua utilidade?

Devido aos seus benefícios, a cromoterapia pode ser empregada em diversos problemas de saúde como febre, diabetes, insónias, distúrbios psiquiátricos, hipertensão, transtorno afetivo sazonal, lesões e doenças nas articulações. Todavia deve ser adotada como prática complementar, não substituindo o tratamento convencional prescrito pelo médico.

A cromoterapia é amplamente empregada, como por exemplo na aplicação de luz azul em recém-nascidos com icterícia e em pessoas que possuam feridas infectadas. A utilização da luz rosa pode auxiliar no tratamento de pessoas com depressão, uma vez que ajuda a aumentar algumas substâncias que elevam o ânimo, como a serotonina.

Qual é o procedimento da cromoterapia?

Este procedimento é realizado por meio de dispositivos que emitem luz de várias tonalidades, sendo que a mesma pode ser irradiada diretamente na pele ou a pessoa pode permanecer em contacto com a luz dentro de um ambiente fechado, podendo estar deitada ou sentada.

A escolha da tonalidade depende da orientação do terapeuta, sendo que as tonalidades mais comuns são vermelho, amarelo, laranja, verde, azul e violeta. As tonalidades vermelho, laranja e amarelo são consideradas quentes, pois são estimulantes, enquanto as tonalidades verde, azul e violeta são categorizadas como frias, estando associadas a um efeito calmante.

Significado das cores 

Cada cor possui vibrações, frequências eletromagnéticas e propriedades terapêuticas específicas, que auxiliam a pessoa a conhecer e explorar o seu interior, influenciando o sistema nervoso, de acordo com os seus objetivos terapêuticos.

Vermelho – É uma cor quente com propriedades estimulantes que, quando utilizada, é capaz de ativar e energizar os órgãos e os nossos cinco sentidos – audição, tato, visão, olfato e paladar. É considerada um estimulante do sistema nervoso central, podendo ajudar a reduzir a fadiga, o cansaço e o desânimo. Aumenta a motivação, disposição e desejo sexual. Contribui ainda para a produção saudável de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

Amarelo – É uma cor que auxilia a energizar e tonificar os músculos, ativar os gânglios linfáticos e melhorar o sistema digestivo, acelerando a digestão por estimular os intestinos, pâncreas e fluidos digestivos.

Laranja – Esta cor deriva da combinação entre o vermelho e o amarelo. Pode auxiliar a estimular a criatividade e emoções felizes, a aumentar a energia dos pulmões, da respiração e da digestão. É também usada no tratamento de náuseas. Esta tonalidade pode aumentar a pulsação, estimular a atividade mental, a tiróide, o crescimento dos ossos e aliviar cãibras e espasmos musculares.

Verde – É uma das cores mais predominantes no planeta, presente na vegetação e contribui para aliviar a tensão, proporcionando sensação de equilíbrio, harmonia e calma. Ajuda a estimular a glândula pituitária, que controla todas as outras glândulas do corpo, auxiliando nos desequilíbrios hormonais. Contribui para a estabilização de disfunções agudas e crónicas, sendo a mais utilizada para aliviar gripes, resfriados e tratar infeções.

Azul – Esta tonalidade auxilia a acalmar e tranquilizar, aliviando a agressividade ou a raiva, além de ajudar a eliminar as toxinas através da respiração. Estimula os poderes intuitivos e potencia a vitalidade. Alivia a irritação, comichão e dor de afeções cutâneas, podendo diminuir também a dor de cabeça, febre e inflamação e ativa a glândula pineal.

Violeta – A cor violeta contribui para o controlo da fome, interferindo no metabolismo, e promove o bom funcionamento geral do organismo. Relaxa os músculos, incluindo o coração, e auxilia no combate a infecções. Pode contribuir ainda para a purificação do sangue, pois é um calmante utilizado na meditação, e ajuda também a acalmar o stresse mental e emocional, aliviando a dor e melhorando o sono.