Acabou isolamento para contactos de risco

Acabou isolamento para contactos de risco
LUSA

Governo anunciou hoje novas medidas e alívio de restrições.

Os contactos de risco deixam de estar obrigados a confinamento, anunciou hoje a ministra da Presidência. Mariana Vieira da Silva afirmou que os confinamentos são apenas para quem testar positivo à covid-19, tenha ou não sintomas.

Termina também a recomendação do teletrabalho e chega ao fim os limites de lotação nos estabelecimentos comerciais.

O certificado digital passa a ser exigido apenas no controlo de fronteiras e acaba também a obrigatoriedade de teste negativo no acesso a grandes eventos, bares e discotecas.

Mantém-se ainda o uso de máscara nos espaços interiores onde é exigido atualmente.

O teste negativo continua a ser exigido nos lares e nas visitas a doentes internados, exceto para quem tiver a terceira dose da vacina ou certificado de recuperação.

A evolução favorável da pandemia em Portugal “deveu-se ao empenho dos portugueses”, à adesão à vacinação e ao trabalho dos profissionais de saúde, frisou a ministra.

“Temos hoje 63 mortes por 100 mil habitantes a cada 14 dias e a meta definida pelos peritos e que o Governo seguirá é de poder apenas passar para o nível sem restrições quando atingirmos as 20 mortes a 14 dias por 100 mil habitantes, indicador do qual ainda estamos algo distantes”, afirmou.

O Governo aprovou “a resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23h59 de 7 de março de 2022 – deixando de vigorar a situação de calamidade”.