Alívio de restrições transmite mensagem que a “ciência funciona”

Alívio de restrições transmite mensagem que a

Pedro Simas concorda “em absoluto” com o levantamento das restrições.

O virologista Pedro Simas afirmou que concorda “em absoluto” com o levantamento das restrições, alegando que transmite a mensagem de que a “ciência funciona” no controlo da pandemia de covid-19.

“Uma coisa que me alegra nesta decisão do Governo é a mensagem muito clara que a ciência funciona, que as vacinas funcionam”, adiantou à Lusa o investigador do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa.

Em relação ao uso das máscaras, que se mantém nos espaços interiores, o especialista considerou que, do ponto de vista científico, o Governo poderia ter “ido mais longe” e “voltar à normalidade completa”, mas reconheceu que a “decisão política não é feita apenas com base na ciência”.

“Como virologista, teria ido mais longe nas máscaras, mas compreendo perfeitamente que temos de ser cautelosos na forma como se desconfina em termos de impacto social. Há pessoas que estão ainda amedrontadas com o vírus”, referiu.

Em relação ao fim do confinamento para os contactos de alto risco, Pedro Simas adiantou que também concorda com esta decisão, alegando que a variante Ómicron, responsável pela recente vaga pandémica, veio demonstrar que Portugal está em endemia.

“Jamais, com tantas infeções, se não estivéssemos em endemia, teria havido tão poucas mortes e tão poucas pessoas a entrar em cuidados intensivos”, disse o virologista, ao sublinhar que o indicador do número de doentes em medicina intensiva foi sempre “extremamente estável” ao longo de toda a vaga que atingiu Portugal no início deste ano.

De acordo com o especialista, para quem o certificado digital também “não faz sentido” num país com uma elevada taxa de vacinação, a vaga da variante Ómicron foi a “prova dos nove” que comprovou que os portugueses estão protegidos pela vacinação e pela imunidade natural adquirida com a infeção.

“Vamos entrar naquilo que é expectável, que é um vírus da constipação comum que até é menos problemático, do ponto de vista de saúde pública, do que um vírus da gripe endémico. Tudo está em equilíbrio porque a ciência funciona”, disse o virologista.

A melhoria de vários indicadores da pandemia de covid-19 levou o Governo a aprovar o levantamento de várias restrições, um alívio de medidas que considerou ser “mais um passo para o regresso a uma vida normal”.