Cultura: O que fazer este fim de semana?

Cultura: O que fazer este fim de semana?espetaculos gratuitos
© Envato

Após uma semana de trabalho, conheça aqui algumas sugestões culturais para poder desanuviar.

Depois de uma semana corrida porque não aproveitar o fim de semana para ir ao teatro ou até mesmo organizar uma visita guiada com toda a família. Se está então a pensar em atividades para praticar durante o fim de semana juntamos aqui algumas sugestões, em diferentes pontos do país.

Zona do Porto

Se estiver pela zona do Porto durante este próximo fim de semana, nomeadamente no sábado, poderá visitar as Adegas de Cálem, onde poderá assistir a pequenos concertos de Fado e fazer degustação de vinho do Porto.

Também nesta região do país, poderá visitar o “Mercado da Alegria”, uma iniciativa criada pela União de Freguesias de Aldoar Foz do Douro e Nevogilde que se organizam semanalmente para promover o trabalho de vários artesãos e vendedores locais. Uma alternativa de planos para aqueles que gostam de sair à rua e apreciar a cultura da região. O mercado encontra-se aberto entre as 10-18h de domingo, e estará aberto até dia 31 de março.

Para aqueles que procuram atividades que incluam os mais pequenos, ao longo de janeiro a Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira dá abrigo a várias atividades, dentro da temática de “Biblioteca Infantil”.  Este sábado, ao longo do dia decorrem workshops com lanches saudáveis e uma sessão de cinema para os mais pequenos.

Zona de Lisboa

Se estiver na zona de Lisboa, as sessões de “Pinóquio- O musical”, começam este sábado (20 de janeiro) e terminam no último domingo do mês de fevereiro (25), no Teatro Bocage.

A história de fantasia que dá vida ao Pinóquio de Gepeto, segue em pleno a obra As Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi.

Amanhã, dia 21 de janeiro (domingo), finaliza a exposição “Da vista um rio”, de Bela Silva, que tem como inspiração a vida artística e amorosa do casal Vieira da Silva e Arpad Szenes. A exposição tem por base trabalhos de cerâmica e desenho.

A exposição está disponível desde o dia 28 de setembro do ano passado e tem como data final este domingo. A exposição poderá ser visitada entre as 10h e as 18h na Casa-Atelier Vieira da Silva, em Lisboa.

Para além destes planos acrescentamos as indicações do regresso da nova temporada de “Pela Ponta do Nariz”, uma peça de teatro que que se iniciou no passado dia 11 e terminará a 29 de fevereiro no Teatro Villaret, em Lisboa. Poderá também usufruir de uma visita guiada ao Mosteiro de São Vicente de Fora, uma sede do Patriarcado de Lisboa, que guarda uma coleção de azulejos dos anos 80. O Mosteiro encontra-se aberto todos os dias das 10:00 às 18:00.

Zona do Algarve

Já no sul do país, mais precisamente na região do Algarve, para aqueles que procuram uma forma de se consciencializar sobre a saúde da mulher, podem encontrar este sábado um Ciclo de Conversas sobre o cancro da mama em mulheres a partir dos 45 anos de idade. A palestra decorre na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro às 15h30.

De 19 a 21 de janeiro, decorre no Cineteatro Louletano a exibição da peça “Definitivamente as Bahamas”, de Martin Crimp. Dentro do elenco temos nomes como Custódia Gallego e Marques d’Arede e o enredo capta várias gerações.

As sessões decorrem no horário das 21h00 na sexta e sábado. No domingo também haverá uma sessão, que tem início às 17h00.

Para quem gosta de atividades ao ar livre e de artigos em segunda mão, irão decorrer durante todo o ano Feiras de Velharias em zonas da região como Silves, Faro, Lagos, Castro Marim, e outras localidades.