Eusébio partiu há 10 anos

eusebio partiu ha 10 anos
© Lusa

O avançado é considerado um dos melhores futebolistas de sempre. Com os seus golos conquistou títulos e a admiração dos fãs do desporto-rei. 

Apelidado de ‘pantera negra’ pelo seu instinto felino para os golos, Eusébio da Silva Ferreira morreu a 5 de janeiro de 2014. Passados dez anos do seu desaparecimento, hoje celebra-se a vida daquele que continua a ser considerado por muitos como o melhor futebolista português de todos os tempos.

Ao longo da sua carreira, o avançado brilhou alto com as camisolas do Benfica e da seleção portuguesa. No clube do coração venceu inúmeros títulos nacionais e uma Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões). Na equipa das ‘quinas’ os seus golos foram determinantes para alcançar um memorável terceiro lugar no Mundial de 1966, organizado pela Inglaterra.

O imenso talento de Eusébio – que também ficou conhecido como ‘King’ – baseava-se na força, técnica e inteligência em campo. Distinguido com inúmeros prémios nacionais e internacionais, resultado das suas exibições refinadas e remates certeiros decisivos, o ‘pantera negra’ detém vários recordes.

Nos relvados apontou 733 golos em 745 jogos. Representou o Benfica de 1960 a 1975, marcando 471 golos em 440 partidas. Foi internacional português por 64 ocasiões, com 41 golos. 

Eusébio da Silva Ferreira partiu há 10 anos, vítima de uma paragem cardiorrespiratória, aos 71 anos.