Falta um mês para o mundial do Qatar

Ronaldo diz que vai marcar presença no Euro 2024
LUSA/ Rodrigo Antunes

Portugal estreia-se diante do Gana dia 24 de novembro.

Arranca no próximo dia 20 de Novembro o mais polémico campeonato do mundo no Qatar. Trata-se do primeiro mundial realizado no inverno, altura em que as temperaturas são mais amenas naquele país do Médio Oriente.

Oito estádios vão receber 64 jogos ao longo de 28 dias. Portugal marca a oitava presença num Mundial, a sexta consecutiva.

A seleção nacional está inserida no Grupo H, juntamente com o Uruguai, Gana e Coreia do Sul. O primeiro jogo da equipa portuguesa esta marcado para o dia 24 de Novembro, em Doha, diante do Gana.

No entanto, o mundial no Qatar tem estado envolvido em polémicas e a Amnistia Internacional exigiu uma investigação às condições em que morreram milhares de trabalhadores na construção dos estádios e infraestruturas que serão palco do Campeonato Mundial, bem como a criação de um fundo para indemnizações.

A organização pede ainda que a FIFA assuma a responsabilidade na compensação dos danos causados às famílias das vítimas e aos trabalhadores que sobreviveram a acidentes de trabalho, na grande maioria migrantes oriundos da cordilheira dos Himalaias.