Portugal termina qualificação com recordes históricos

Portugal termina qualificação com recorde histórico
© Lusa

A seleção nacional concluiu a sua caminhada para o Euro2024 com um registo plenamente vitorioso. Golos marcados e sofridos também são recorde.

A vitória de ontem de Portugal sobre a Islândia, por 2-0, no estádio de Alvalade, possibilitou à ‘equipa das quinas’ alcançar o feito histórico de terminar o grupo de qualificação com o máximo de pontos possíveis. Os 30 pontos alcançados correspondem a 10 vitórias e permitiram à equipa nacional classificar-se em primeiro lugar no grupo J de apuramento para o Euro2024.

Ontem, Portugal dominou o jogo com a Islândia e o resultado até poderia ter sido mais dilatado. Os golos portugueses foram marcados por Bruno Fernandes (37′) e Ricardo Horta (66′). 

A performance perfeita na caminhada da seleção, rumo ao Europeu do próximo ano na Alemanha, traduziu-se em 36 golos marcados e apenas dois sofridos – marca que também é um registo histórico no percurso de Portugal numa fase de apuramento.

A classificação final do grupo J ficou assim ordenada: 1.º Portugal (30 pontos), 2.º Eslováquia (22), 3.º Luxemburgo (17), 4.º Islândia (10), 5.º Bósnia e Herzegovina (9) e em 6.º e último lugar o Liechtenstein só com derrotas (0).

Com o primeiro lugar no grupo assegurado, Portugal junta-se ao pote 1 onde estão seleções como Alemanha (país organizador), França, Espanha e Bélgica, sendo certo que a equipa nacional evitará estes ‘tubarões’ do futebol europeu nos grupos da fase final do Euro2024.