UEFA pode tirar a final da Champions da Rússia

UEFA pode tirar a final da Champions da Rússia

Conflito poderá afetar uma das competições mais importantes do desporto-rei.

A UEFA está a ponderar mudar o palco da final da Liga dos Campeões, agendada para maio na Rússia.

O crescente conflito entre Rússia e Ucrânia está a levar a UEFA a movimentar-se nos bastidores face à possibilidade de ter de vir a mudar o local da final da atual edição da Liga dos Campeões, marcada para São Petersburgo, na Rússia.

Segundo a imprensa britânica, o organismo máximo do futebol europeu teme que a tensão entre os países faça com que o local da partida tenha de ser alterado. A final da prova está agendado para o dia 28 de maio, no estádio do Zenit. Local que fica sensivelmente a cerca de mil quilómetros da região onde estão concentrados os confrontos atuais.

Ainda que a cidade esteja afastada do foco principal do conflito, a incerteza sobre o que pode ou vai acontecer nas próximas semanas deixa o jogo numa situação instável, não só por ser em território russo mas também porque não existem garantias de que as duas equipas finalistas estejam, na altura, disponíveis para viajar até ao país.

Ainda assim e, segundo o Daily Mail, o Estádio de Wembley, em Londres, estará a ser estudado como possível alternativa.

De recordar que, devido à pandemia de covid-19, a UEFA foi forçada a alterar o local das últimas duas finais da Liga dos Campeões, de Istambul para Lisboa em 2020 e depois para o Porto, em 2021.