A arte de Guilherme Atanásio

A arte de Guilherme Atanásio
© RECORD EUROPA

O artista foi convidado para uma conversa no programa ‘Palco’, da RECORD EUROPA.

O seu percurso no mundo da arte começou por acaso. Estudante de engenharia, percebeu que os quadros e as tintas poderiam ser um bom escape e uma forma de comunicar com o mundo.

Guilherme Atanásio começou a fazer experiências no seu estúdio em Sintra e

rapidamente percebeu o seu talento. Agora, dedica-se a tempo inteiro à pintura e foi um dos mais recentes convidados do programa ‘Palco’, da RECORD EUROPA.

A apresentadora Joana Xará foi visitar o ateliê do artista, que partilhou alguns detalhes sobre o seu processo artístico e ainda mostrou vários dos seus trabalhos mais importantes!

Guilherme Atanásio começou a ter imensos seguidores nas redes sociais, somando mais de 130 mil pessoas! O artista referiu que, inicialmente era apenas um hobby, mas que o público que o seguia acaboupor ser também um forte incentivo e uma “recompensa” para continuar.

Mensagens, cores e inspirações

O jovem artista ainda revelou o motivo que o leva a colocar sempre mensagens escondidas nos seus quadros: “Dou muito mais valor ao processo do que ao resultado final. Gosto de mostrar essa parte do pensamento que está por trás. As frases que coloco muitas vezes não são visíveis, mas estão lá. Sinto que o resultado final fica com muita mais intensidade”.

Guilherme contou que as suas vivências e influências musicais são uma importante fonte de inspiração, além de estarem imensamente presentes na sua arte.

“Eu gosto muito de cor. Gosto muito da energia que a cor me transmite. É aquele lado mais infantil que a cor nos dá”, acrescentou.

À medida que foi crescendo enquanto artista, Guilherme foi-se descobrindo mais e explorando novos caminhos na arte. Inicialmente, começou por explorar a questão da gravidade com pêndulos, mas acabou por descobrir que o seu percurso iria fugir desse caminho. “À medida que fui evoluindo, essa técnica deixou de me fazer sentido. É uma técnica muito aleatória… Claro que tem a sua beleza e é muito satisfatória, mas eu gostava de pôr mais intenção naquilo que fazia”, contou.

Conheça melhor o artista Guilherme Atanásio no ‘Palco’: