‘Doc Investigação’: O crime de Serrambi

Doc Investigacao O Crime De Serrambi
RECORD

No próximo sábado, o programa vai abordar o crime que envolveu o desaparecimento de duas adolescentes, em 2003. As jovens foram encontradas mortas dez dias depois.

No próximo programa ‘Doc Investigação’ – sábado (13), às 23:00 (Lisboa/Londres) -, Thais Furlan investiga o crime de Serrambi e foi em busca de informações sobre a morte das amigas.

As duas adolescentes de 16 anos, Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão, desapareceram após um passeio de lancha, em maio de 2003. Ambas estavam hospedadas numa casa de praia. Elas perderam-se dos amigos e nunca mais voltaram. Passado dez dias, as jovens foram encontradas sem vida.

A história tem elementos que mais parecem de um filme de ficção: uma festa numa praia paradisíaca, o desaparecimento de duas jovens de classe média-alta e dois corpos abandonados no meio de um canavial.

Duas décadas depois, o caso segue sem solução. Dois irmãos ‘kombeiros’ – como eram chamados os trabalhadores de transporte alternativo – Marcelo e Valfrido Lira, chegaram a ser presos, denunciados e julgados pelo crime, mas foram absolvidos.

Em entrevista exclusiva ao ‘Doc Investigação’, Marcelo recorda como foi a chegada da polícia: “Gritaram: ‘A casa caiu! Você está a ser acusado de ter matado Maria Eduarda e Tarsila’. Eu respondi: ‘Vocês estão no caminho errado.’ Ele [polícia] disse: ‘Você combinou com o seu irmão? O seu irmão está aí preso, já’.” Os irmãos sempre afirmaram a sua inocência. Em júri popular foram absolvidos por quatro votos contra três.

Doc Investigação(hora Lisboa/Londres)