Exclusivo ‘Domingo Espetacular’: queda de helicóptero na Amazónia

Exclusivo ‘Domingo Espetacular’: queda de helicóptero na Amazónia
© Record TV

Como o piloto e tripulantes sobreviveram?

A história de sobrevivência do piloto Josilei Freitas e dos tripulantes José Francisco e Gabriel Assis emocionou o público. O grupo viajava para entregar mantimentos aos povos indígenas, mas acabaram por enfrentar grandes dificuldades após uma falha ocorrida no helicóptero.

Momento do acidente

O ‘Domingo Espetacular’ detalhou os acontecimentos do antes e do pós-queda na Amazónia. O programa mostra as imagens gravadas três minutos antes do acidente que mostram o ‘mar de verde’ por debaixo do helicóptero.

O aparelho começou a ficar cada vez mais perto do solo e acabou por cair.

“A aeronave começou a descer e não tinha mais energia para subir. Então, eu saí da rota… Claro que isso prejudicou as buscas, mas eu não tinha outra direção para seguir”, referiu o piloto.

No entanto, algumas árvores amorteceram a queda, o que fez com que todos ficassem bem, apesar do susto. Este foi o início de uma saga que iria durar quatro dias.

Luta pela sobrevivência

O piloto e os tripulantes tiveram de sobreviver na Amazónia e cada momento perdidos na selva foi um grande desafio.

“Na primeira noite a adrenalina ainda estava a mil. Não consegui dormir com medo de ver algum bicho que nos pudesse atacar”, disse Gabriel Assis.

“Nós tínhamos um rio, no fundo um meio de comunicação, e começámos a mandar mensagens por ele. A primeira mensagem que mandámos foi justamente uma sonda, uma garrafa com um bilhete com os dados das coordenadas, contacto telefónico e dia em que tivemos o acidente”, referiu Josilei.

Os sobreviventes começaram a ver que, após duas noites, ainda não tinham sido resgatados e começaram a ficar stressados. Posteriormente, eles decidiram arriscar a vida para sobreviverem. Assim, Gabriel usou um colchão insuflável para descer um rio e procurar ajuda. No entanto, no meio do rio, o colchão que servia como embarcação, teve um furo.

Resgate

Ao quarto dia, Josilei e José Francisco decidiram fazer sinais de sumo e foram resgatados. Gabriel foi localizado 12 quilómetros rio abaixo em cima de uma pedra. Os três foram levados de helicóptero para receberem cuidados médicos.

Esta história emocionante tem veiculada um pouco por todo o mundo e emocionado quem a ouve.

Veja a reportagem completa do ‘Domingo Espetacular’: