Renato luta todos os dias para ser campeão mundial

Renato Luta Todos Os Dias E Torna Se Um Atleta Campeao Mundial
RECORD

Renato trabalha nos serviços de limpeza urbana de Ceilândia, no Brasil, e já conquistou inúmeros troféus no karaté.

Renato trabalha nas ruas de Ceilândia, no Distrito Federal (Brasil), e surpreendeu muita gente ao conquistar a medalha de ouro no campeonato mundial de karaté. Apesar de passar despercebido enquanto limpa as ruas da cidade durante o dia, à noite, Renato dedica-se intensamente nos treinos, conciliando a sua rotina de trabalho árduo com a sua paixão pelo desporto.

Aos 26 anos e com apenas cinco anos de prática no karaté, Renato já conquistou 34 medalhas e 9 troféus. A sua caminhada para o sucesso não foi fácil. Trabalha durante oito horas por dia para a mesma empresa que o patrocina como atleta.

“O Renato é uma pessoa que as pessoas olham, mas que não dão valor por ser um profissional que trabalha com o lixo. Para nós é muito além disso, é uma pessoa, um ser humano, é um profissional que faz um serviço essencial e que tem sonhos e possibilidades”, destacou Cláudia, colega de trabalho de Renato.

O seu treinador, o sensei Marco Laurindo, ressaltou a dedicação e foco de Renato como algo fundamental para o seu sucesso.

O atleta que se destaca é aquele que se dedica. Qualquer atleta deve ter um foco, um objetivo e o Renato encaixa-se nisso. Então, consegue desenvolver-se um atleta que está focado em crescer no desporto”, afirmou Marco.

“Treino bastante treino desde o ano passado já focado no mundial. Tive muito apoio de familiares e amigos… Recebi o apoio de muita gente e isso só me incentivou para ir lá e voltar com um título, era mais do que uma obrigação”, declarou Renato.

Renato também recebeu o apoio fundamental da sua treinadora, Camila Souza, que o acompanha diariamente nos seus treinos.

“O Renato quando chegou aqui, ainda tinha alguns detalhes para ajustar. Ajustámos com tempo e hábito para ele ir bem preparado e confiante para o mundial. Graças a deus deu tudo certo”, declarou Camila.

A inspiração de Renato para o karaté vem da sua família, especialmente de um primo que fazia parte da seleção brasileira da modalidade. Inicialmente Renato estava cético em relação ao desporto, mas ao longo do tempo apaixonou-se e, hoje, considera que o desporto é a sua verdadeira paixão.

Domingo Espetacular – domingos, 01:00 (hora Lisboa/Londres).