Valentina Bulc ensaia três meses para gravar a dança de Salomé

Valentina Bulc ensaia três meses para gravar a dança de Salomé
© Record TV

A atriz conta que tem sido uma exaustão emocional realizar as cenas, mas que ficou encantada com o resultado final em ‘Jesus’.

Uma das cenas mais aguardadas da novela ‘Jesusé a sequência em que Salomé dança para Antipas e pede a cabeça de João Batista.

A atriz e mais seis bailarinas, sob o comando da coreógrafa Karla Klemente, aproveitaram para um último ensaio, desta vez no cenário da novela.

”Trabalhámos muitas horas. Dancei diversas vezes, e ainda houve as cenas antes da dança. Foi uma exaustão emocional, porque tinha de chorar. Mas foi um presente.”

A atriz contou que aprender a dança do ventre foi o maior desafio durante o processo. ”Amo dançar, principalmente, funk. Mas é um desafio porque não sou dançarina. Uso a dança mais para me divertir. Então, foi um processo complicado. Alguns passos travavam e eu não conseguia fazer. A Karla ajudou-me muito. Criámos uma parceria muito bonita.”

A coreógrafa Karla Klemente destacou a participação da atriz no processo de criação e construção da cena. Ela disse ainda que os ensaios ocorreram duas vezes por semana e incluíram preparação corporal e aulas de como equilibrar uma espada na cabeça.

“Além da dificuldade em alguns movimentos, existia a habilidade em equilibrar a espada. Então, fiquei muito feliz, desde o primeiro ensaio, pela disciplina, coragem e dedicação da Valentina. Ela percebeu, acreditou e fez. Estava disposta a aprender e encarar os desafios”.

Para criar a coreografia, Karla Klemente procurou inspirações em artes orientais, deusas gregas e guerreiras. ”Criei movimentos precisos, com foco e sensualidade. Também há influências dos mudras do ioga, onde a Salomé pode usá-los e trazer significados à coreografia, fazendo gestos que representam o sagrado feminino e o seu momento de entrega durante a cena”.

A coreógrafa também teve reuniões com o diretor-geral da novela, Edgard Miranda, para entender o conceito da cena e procurar referências. ”Trabalhar com o Edgard foi incrível. Ele gosta de inovar esteticamente, além de dar liberdade para que eu possa criar. No dia da gravação, trabalhei com o realizador Leonardo Miranda, que foi recetivo com o meu trabalho, acrescentou e contribuiu para a dança da Salomé.”

Satisfeita com o resultado final, a atriz Valentina Bulc escolheu o seu momento favorito na sequência. “A parte da espada foi maravilhosa. Achei que a edição e direção tornaram-na ainda mais bonita. Fiquei a rever várias vezes porque não conseguia acreditar que era eu ali.”