Ataques de Paris: Salah Abdeslam condenado a prisão perpétua

Ataques de Paris: Salah Abdeslam condenado a prisão perpétua
REUTERS/Benoit Tessier

O único sobrevivente do grupo que orquestrou os ataques de novembro de 2015 foi considerado culpado dos crimes de terrorismo e homicídio.

19 dos 20 suspeitos que foram a julgamento sobre os ataques terroristas de Paris foram considerados culpados.

Salah Abdeslam foi considerado culpado de todas as acusações onde se incluem crimes de homicídio e de envolvimento em organização terrorista. O cidadão francês de 32 anos com origem marroquina foi condenado a uma pena de prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, a pena mais alta prevista pelo código penal francês.

Salah confessou em tribunal a participação no atentado, mas negou ser um assassino e que “seria injusto” ser condenado por esse crime.

O julgamento, o maior da história moderna em França, começou em setembro passado e termina após quase dez meses de depoimentos e análise de provas. O ataque que ocorreu na sexta-feira dia 13 de outubro de 2015 que teve vários alvos, nomeadamente a sala de espetáculos Bataclan, as imediações do Stade de France e ainda uma zona de bares e restaurantes. 130 pessoas morreram e 490 ficaram feridas.