Autoridades suecas prendem cinco pessoas suspeitas de terrorismo

Autoridades suecas prendem cinco pessoas suspeitas de terrorismo
Envato

Suspeitos estavam a preparar um ataque terrorista como retaliação à destruição de um Corão por um elemento da extrema-direita.

As detenções ocorreram esta terça-feira nas cidades de Eskiltuna e Strängnäs, a oeste de Estocolmo e ainda na cidade de Linköping, a sul da capital sueca, depois de rusgas e revistas a várias habitações.

Cinco pessoas foram presas pelas autoridades suecas pelo crime de conspiração para realizar um ataque terrorista, segundo informou o Serviço de Segurança Sueco, Säpo, que explicou que o plano de realizar um ato terrorista no país foi “considerado como tendo ligações internacionais ao extremismo islâmico violento”.

As detenções prendem-se com as investigações dos serviços de inteligência daquele país nórdico, em alerta desde que o dinamarquês-sueco de extrema-direita Rasmus Paludan queimou uma cópia do Corão em frente à embaixada da Turquia, em janeiro.

“O caso atual é um dos muitos em que trabalham os serviços secretos, após os protestos contra a Suécia em relação à famosa queima de um Corão em janeiro”, acrescentou o Säpo.

Desde essa altura, que foram feitos vários alertas internacionais, ligados a movimentos extremistas islâmico, para a realização de ataques terroristas como resposta ao episódio, segundo informou aquele serviço de inteligência.