Balanço de sismo de há uma semana em Taiwan sobe para 16 mortos

balanco de sismo de ha uma semana em taiwan sobe para 16 mortos
© REUTERS

Território situa-se ao longo do ‘Anel de Fogo’ do Pacífico, a linha de falhas sísmicas que circunda o Oceano Pacífico e onde ocorre a maior parte dos terramotos do mundo.

O balanço do forte sismo que atingiu Taiwan há uma semana subiu hoje para 16 mortos, depois de terem sido encontrados mais três corpos num trilho para caminhadas, disseram as autoridades da ilha.

O terramoto de magnitude 7,4 que atingiu Taiwan a 3 de abril também provocou mais de 1 100 feridos, de acordo com o balanço oficial citado pela agência francesa AFP.

As equipas de resgate descobriram as três vítimas enquanto tentavam recuperar dois outros corpos enterrados sob rochas ao longo de um trilho no condado de Hualien (leste), o epicentro do terramoto.

A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, deslocou-se hoje a Hualien para agradecer o trabalho das equipas de salvamento e prometer uma ajuda rápida às zonas afetadas pela catástrofe.

“O Governo central está totalmente empenhado e está a trabalhar em estreita colaboração com os governos locais para implementar os planos de recuperação e revitalização pós-catástrofe o mais rapidamente possível”, disse Tsai.

O número de pessoas ainda isoladas devido aos enormes deslizamentos de terras é agora inferior a 40, uma vez que as autoridades continuam a reparar as estradas e a desobstruir os túneis bloqueados.

Três pessoas continuam dadas como desaparecidas, segundo a Agência Nacional dos Bombeiros.

O terramoto da passada quarta-feira foi o pior em Taiwan nas últimas décadas desde que um sismo de magnitude 7,7 atingiu a ilha em 21 de setembro de 1999.

Nessa altura, morreram 2 400 pessoas e cerca de 100 mil ficaram feridas, na catástrofe natural mais mortífera da história da ilha.

A regulamentação antissísmica mais rigorosa e uma preparação generalizada para catástrofes parecem ter evitado uma catástrofe mais grave desta vez.

Taiwan situa-se ao longo do ‘Anel de Fogo’ do Pacífico, a linha de falhas sísmicas que circunda o Oceano Pacífico e onde ocorre a maior parte dos terramotos do mundo.