Cão torturado no México

Cão torturado no México
REUTERS/Raquel Cunha

O animal foi considerado uma inspiração depois de ter sido encontrado num contentor de lixo com as patas da frente cortadas.

Apesar do triste passado, Pay de Limón é um cão que agora vive rodeado de carinho e amor. Em 2011, o animal com apenas um ano de vida, foi encontrado num contentor de lixo com as duas patas da frente cortadas. Ao que tudo indica foi torturado por membros de cartéis.

“Infelizmente, em muitos países, o México é conhecido pelo crime crime organizado , que está muito presente. Não afeta apenas os seres humanos, mas também os animais. Ele é um sobrevivente da crueldade humana e de grupos do crime organizado”, explicou Patricia Ruiz, tratadora de um abrigo de animais.

O cão foi resgatado e tratado por um abrigo no sul do México, onde vive até hoje. Ganhou uma nova vida, e próteses para as duas patas da frente. Agora é finalista de um concurso para o título de animal de estimação favorito da América 2023.

O vencedor ganhará aproximadamente cinco mil euros e será apresentado numa revista canina.

Passados mais de 12 anos, o cão é considerado uma fonte de inspiração. A fundadora do abrigo diz que apesar de tudo o que se passou, o doce animal não guarda ressentimentos.