“Ciclone bomba” faz dezenas de mortos nos EUA

“Ciclone bomba” faz dezenas de mortos nos EUA
REUTERS/Brendan McDermid

Subiu para 37 o número de mortos na sequência de uma forte tempestade de neve nos Estados Unidos. Os termómetros chegaram mesmo aos 55 graus negativos no estado de Nova Iorque.

Um ‘ciclone bomba’ está a congelar os Estados Unidos, com cerca de 60% da população do país sujeita a avisos meteorológicos de mau tempo há vários dias. O número de vítimas deverá continuar a subir, uma vez que há um número indefinido de carros bloqueados nas estradas e milhares de casas enterradas na neve e sem forma de comunicação devido aos cortes de energia.

Buffalo, no estado de Nova Iorque, é uma das regiões mais afetadas e já descreve a tempestade como a mais devastadora da história da cidade. O manto de neve chega a passar um metro de altura.

Os serviços de emergência, também eles paralisados, não conseguiram dar resposta ao elevado número de ocorrências ao longo dos cinco dias de intempérie. O pico de pedidos de ajuda a ser atingido durante o dia de Natal, quando os termómetros desceram aos 55 graus negativos.

As baixas temperaturas, os ventos ciclónicos e a queda de neve fazem-se sentir numa extensão quase sem precedentes, estendendo-se desde os Grandes Lagos, junto ao Canadá, até ao Rio Grande, já perto da fronteira mexicana.

Milhares de viajantes ficaram em terra após o cancelamento de milhares ligações aéreas em vários aeroportos norte-americanos. As previsões indicam que as temperaturas vão subir ao longo da semana mas é possível que as viagens e até mesmo os festejos de Ano Novo sejam afetados pelos efeitos de um inverno rigoroso.