Detida na Colômbia com 130 sapos raros e venenosos

Detida Na Colombia Com 130 Sapos Raros E Venenosos

Cada sapo vale mais de mil dólares no mercado ilegal de colecionadores.

Uma mulher, de nacionalidade brasileira e 37 anos, foi detida no Aeroporto Internacional Eldorado, em Bogotá, na Colômbia, ao tentar embarcar com 130 sapos de uma espécie rara e extremamente venenosa.

A Polícia Nacional da Colômbia deteve a mulher quando esta se preparava para embarcar num avião para São Paulo, no Brasil.

Os sapos são da espécie Oophaga Histrionica, conhecida como Arlequim Venenoso.

A espécie, que tem um dos venenos mais poderosos entre os vertebrados, encontra-se em vias de extinção, sendo protegida pelas autoridades da Colômbia.

De acordo com as autoridades, os sapos terão sido extraídos ilegalmente numa comunidade conhecida como Nariño, a 830 km de Bogotá.

Os animais estavam extremamente desidratados e stressados, tendo sido enviados para um departamento veterinário para receberem cuidados.

Segundo o comandante da Polícia Nacional em Bogotá, estavam mesmo a poucas horas de morrer e dificilmente sobreviveriam se não tivessem sido encontrados.

A detida alegou que os sapos lhe tinham sido oferecidos numa comunidade no interior do país e que os levava para o Brasil como recordação.

Cada sapo vale mais de mil dólares no mercado ilegal de colecionadores.