EUA: Jack Teixeira fica em prisão preventiva

EUA: Jack Teixeira fica em prisão preventiva
REUTERS

Lusodescendente está acusado de remoção não autorizada de informações classificadas. Jack Teixeira pode enfrentar uma pena até 15 anos de prisão.

Foi hoje a tribunal o homem detido no âmbito do caso da divulgação de documentos oficiais e secretos dos Estados Unidos. Jack Teixeira, de 21 anos, foi ouviu hoje as acusações oficiais que seguirão para julgamento.

O jovem lusodescendente está a está acusado de retenção e transmissão retenção e transmissão não autorizadas de informações de defesa nacional, bem como de remoção não autorizada de informações classificadas e materiais de defesa. Pelos dois crimes poderá enfrentar uma pena de até 15 anos de prisão.  Irá agora aguardar julgamento em prisão preventiva.  

Jack Teixeira é militar da Guarda Nacional Aérea de Massachusetts, trabalhando na área de informática sendo que os documentos judiciais revelaram hoje que o jovem possuía uma autorização para aceder a documentos “top secret” desde 2021.

Os documentos secretos divulgados incluíam avaliações detalhadas de inteligência de países aliados e adversários, assim como detalhes sobre o estado da guerra na Ucrânia.