Europa investiga preços “artificialmente baixos” dos veículos elétricos chineses

europa investiga precos artificialmente baixos dos veiculos eletricos chineses
© Reuters

A Comissão Europeia vai estudar a fundo o fenómeno dos carros elétricos produzidos no gigante asiático, que estão disponíveis no mercado europeu com valores insuperáveis.

Durante o debate sobre o Estado da União, esta quarta-feira, a presidente da Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação aos apoios que o governo chinês atribui à indústria dos carros elétricos.

Segundo Ursula von der Leyen, as subvenções dadas pela China à sua indústria automóvel distorce o mercado, já que os veículos provenientes do gigante asiático chegam à Europa a preços incrivelmente baixos, ‘matando’ a concorrência.

A líder europeia explicou o fenómeno, durante o seu discurso no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França): “Olhem para o setor dos veículos elétricos. É uma indústria crucial para uma economia ecológica, com um grande potencial para a Europa. Mas os mercados globais estão hoje inundados por carros elétricos chineses que são mais baratos. E os seus preços mantêm-se artificialmente baixos através de subvenções estatais gigantescas”.

Von der Leyen, que tem como um dos pilares do seu mandato políticas de mitigação das alterações climáticas, revelou que “a Comissão vai abrir uma investigação contra as subvenções para automóveis elétricos provenientes da China”, uma vez que os subsídios estão “distorcer” o mercado europeu.

E concluiu: “A Europa está aberta à competição, mas não a uma corrida para o fundo”.