Fórum empresarial, novo acordo na aeronáutica e Prémio Camões

Fórum empresarial, novo acordo na aeronáutica e Prémio Camões

Lula vai a Matosinhos e Alverca, deverá almoçar com António Costa e depois participará na cerimónia de entrega do Prémio Camões a Chico Buarque.

Depois de um dia “de folga”, o Presidente do Brasil, Lula da Silva, viaja esta segunda-feira de manhã para Matosinhos para participar na abertura do Fórum Empresarial Portugal-Brasil, juntamente com o primeiro-ministro, António Costa.

Será assinada a renovação do protocolo de entendimento entre o Brasil e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Estão previstas declarações do Presidente do Brasil e do primeiro-ministro.

A meio da manhã, a comitiva regressa a Lisboa, a bordo de um avião KC-390, produzido por uma empresa brasileira.

Lula da Silva vai visitar a Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, onde será assinado um novo acordo. O Brasil quer que o avião KC-390 seja exportado para outros países europeus, e que comece a ser desenvolvido um outro avião militar, que será atualizado para cumprir os critérios da NATO.

Lula da Silva deverá almoçar depois com António Costa.

À tarde vai participar na cerimónia de entrega do Prémio Camões a Chico Buarque, no Palácio Queluz.

Lula da Silva não teve agenda oficial no domingo, no segundo dia de visita a Portugal. A única interação com o exterior do hotel terá sido só pelas redes sociais.

No Instagram, partilhou as fotografias do jantar oferecido, no sábado à noite, pelo Presidente da República, no Palácio da Ajuda. No Twitter, partilhou também um a um os 13 acordos assinados com Portugal para o Brasil ler.