Liz Truss despede-se dos britânicos

Liz Truss despede-se dos britânicos
REUTERS/Henry Nicholls

No discurso de despedida, Liz Truss disse que “foi uma grande honra ser primeira-ministra” do Reino Unido, desejando sucesso para o próximo líder britânico.  

Liz Truss liderou os destinos por poucos dias, mas garante ter sido “uma grande honra ser primeira-ministra” do Reino Unido. No discurso da despedida, a Primeira-ministra demissionária lembrou o início do mandato, marcado pela morte da rainha Isabel II.

“Em particular, liderar a nação num luto pela sua majestade, a rainha, depois de 70 anos ao serviço do país, e receber o rei Carlos III”, explicou.

Um mandato curto mas que Liz Truss acredita ter sido marcante e “decisivo” para as famílias britânicas. “Num curto período de tempo, este Governo agiu de forma decisiva para decidir o futuro das famílias e empresas trabalhadoras”.

A Primeira-ministra que agora se despede dos britânicos como tal, acredita que o seu Executivo tomou as decisões certas para ajudar milhares de pessoas com os seus problemas reais, como os custos energéticos, sendo o Governo e as suas leis vítimas de um cenário global financeiro complicado.

“Invertemos o aumento do seguro nacional. Ajudámos milhões de lares com as suas contas de energia e ajudámos milhares de empresas a evitar a falência. Estamos a recuperar a nossa independência energética para que nunca mais fiquemos sujeitos às flutuações do mercado global ou a potências estrangeiras malignas”, justificou Liz Truss.

Truss desejou sucesso ao próximo Primeiro-ministro, Rishi Sunak e garante estar convencida de que o país precisa de decisões “ousadas” para “confrontar os desafios que enfrentamos”.

“Como escreveu o filósofo romano Séneca, não é porque as coisas são difíceis que não ousamos; é porque não ousamos que as coisas são difíceis”, citou.