Menina alimenta gatos vadios de bairro destruído na Ucrânia

Menina alimenta gatos vadios de bairro destruído na Ucrânia
REUTERS/Gleb Garanich

Veronika perdeu a sua casa no bairro de Borodianka devido à guerra. Agora alimenta os gatos vadios que, tal como ela, perderam as suas casas naquela região no norte da Ucrânia.

Veronika Krasevych de 11 anos caminha por entre uma cidade em ruínas. Antes da guerra morava em Borodianka, nos arredores de Kiev, agora totalmente destruída pelo conflito. Tal como milhares de ucranianos perdeu a sua casa devido aos ataques russos.

Agora a sua missão é alimentar os gatos vadios que percorrem as ruínas da cidade. O primeiro foi o seu gato Masik. A casa da família de Veronika foi destruída enquanto ela e a família se escondiam numa cave. Assim que se tornou seguro saiu em busca do seu animal de estimação

“Eu queria alimentá-lo e então vi todos os outros gatos aqui. Fiquei com pena deles”, explica a menina à agência Reuters.

Veronika não consigo levar Masik consigo para casa. No tempo que ficou na rua e durante os ataques, o animal tornou-se selvagem. “Queria levá-lo comigo, mas ela impossível. Ele não queria regressar connosco”, disse.

Masik faz parte do grupo que, regularmente, procura a menina para receber comida.

Alimentar estes animais de rua passou rapidamente a ser uma missão para a menina. Tal como ela, também eles perderam as suas casas.

“Procuro por gatos vadios à volta de casa, para garantir que eles têm comida. Até sei onde eles moram. Eles não moram aqui porque é muito frio”, afirmou.

A guerra provocou milhares de mortes e milhares acabariam por fugir das suas casas, com o conflito a ter um severo impacto nos animais de estimação, muitos deixados para traz.

“Nunca vi animais encolherem-se tanto como durante as explosões. Uma cadeira onde normalmente caberia apenas uma pessoa era suficiente para acomodar um cão de grande porte e um homem adulto”, explica Oksana, mãe de Veronika.