Ministra do Interior de Liz Truss demite-se

Ministra do Interior de Liz Truss demite-se
REUTERS/Toby Melville

Suella Braverman pediu a demissão do cargo de ministra do Interior durante encontro com a Primeira-ministra.

A confirmação foi feita por Suella Braverman na sua conta de Twitter, partilhando a carta de demissão que enviou para Liz Truss.

De acordo com a carta, Braverman deixa a explicação para a demissão do cargo de ministra do Interior, o equivalente à pasta portuguesa da Administração Interna, que acontece após ter partilhado informação oficial sobre uma política de imigração através de um e-mail privado com um colega deputado o que, segundo a ministra demissionária, “constitui uma infração técnica”.

“Assim que percebi meu erro, rapidamente relatei-o nos canais oficiais e informei o o Gabinete. Como ministra do Interior, mantenho os mais altos padrões e minha demissão é a coisa certa a fazer”, afirmou na carta.

“Fingir que não cometemos erros, continuar como se todos não pudessem ver os cometemos, e esperar que as coisas aconteçam como por magia não é política séria. Eu cometi um erro, assumo a responsabilidade; Eu demito-me”

Mas Suella Braverman, que se terá encontrado cara a cara com Liz Truss durante esta tarde no Parlamento, aproveita para deixar escrito na sua carta de demissão que o Reino Unido está a passar por “tempos tumultuosos” e “tem preocupações com a direção que o governo está a tomar”.

Suella Braverman é a segunda baixa no governo de Liz Truss, após a demissão do ministro das Finanças na semana passada. 

Grant Shapps, apoiante do adversário derrotado de Truss para a liderança do partido, Rishi Sunak, irá assumir a pasta. O mesmo Shapps que foi demitido por Truss de ministro dos transportes quando esta formou o Executivo.