Netanyahu garante estar preparado para possíveis “desafios” noutras “frentes”

netanyahu diz que presidente turco nao tem moral para dar licoes
© REUTERS

Tensão no Médio Oriente continua a aumentar, depois do Irão prometer resposta ao ataque de Israel em Damasco.    

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que se prepara para possíveis “desafios” noutras “frentes”, avisando que haverá resposta a qualquer ataque, numa altura de tensão com o Irão depois do ataque israelita ao consulado iraniano em Damasco.

“Estamos a viver tempos difíceis. No meio de uma guerra em Gaza que continua com toda a força. Além disso, continuamos com esforços incansáveis para trazer de volta os nossos reféns, mas também nos preparamos para desafios de outras frentes”, anunciou Netanyahu numa visita a uma base aérea.

No âmbito dos avisos de Teerão sobre uma eventual resposta ao ataque israelita, há uma semana, ao seu consulado na capital síria, que causou cerca de 15 mortos, incluindo vários comandantes militares, Netanyahu sublinhou que a ação com base no “princípio simples” de haver resposta a qualquer ataque.

“Estamos prontos para cumprir a nossa responsabilidade pela segurança de Israel, na defesa e no ataque”, avisou o governante, em sintonia com outros membros do seu governo, que nos últimos dias também se pronunciaram nesse sentido.