Nova Zelândia pretende taxar arrotos das vacas e ovelhas

Nova Zelândia pretende taxar arrotos das vacas e ovelhas
Envato

Medida pretende combater uma das principais fontes de gases de efeito de estufa no país.

A Nova Zelândia revelou um plano para taxas os agricultores pelas emissões de metano produzidas pelos animais que produzem. O país tem cerca de cinco milhões de habitantes mas tem o dobro de vacas e ainda cerca de 26 milhões de ovelhas.

Cerca de metade do total de emissões de gases de efeito de estuda da Nova Zelândia é proveniente da agricultura, principalmente o metano. A medida pretende assim combater esta que é das principais formas de poluição do país.

“Não há duvidas de que precisamos de reduzir a quantidade de metano que colocamos na atmosfera e um sistema eficaz que coloque preços nas emissões para a agricultura irá desempenhar um papel fundamental na forma como conseguiremos isso”, afirmou James Shaw, ministro das Alterações Climáticas da Nova Zelândia.

De acordo com a proposta, os agricultores terão de pagar pelas emissões de gases já a partir de 2025. O documento inclui ainda incentivos para os produtores para que estes reduzam a emissões através de aditivos alimentares e ainda a plantação de árvores nas explorações, de forma a cortar e a compensar as emissões poluentes.